Geral

Lara toma posse na Assembleia e diz que vai trabalhar em pautas convergentes

Luis Augusto Lara é o 67º presidente da Assembleia. Foto da Agência de Notícias ALRS

Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro na tarde de quinta-feira (31), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou a 55ª Legislatura (01/02/2019-31/01/2023) e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos. Na ocasião também ocorreu a eleição da Mesa Diretora para 2019-2020.

Indicado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Luis Augusto Lara tornou-se o 67º presidente do parlamento gaúcho. Em seu primeiro pronunciamento como presidente, destacou que adotará planejamento estratégico para otimizar recursos financeiros e de pessoal, e que dará continuidade à estratégia de gestão compartilhada do Parlamento, trabalhando em conjunto com os próximos presidentes desta Legislatura para implantação de políticas de Estado. Como símbolo da sua proposta de uma gestão igualitária, fez seu pronunciamento da mesa da presidência e não da tribuna do plenário.

Lara ainda manifestou seu desejo de aglutinar forças em torno de pautas que tenham adesão da maioria: a briga pelo reembolso das perdas da Lei Kandir, ainda que não venha a integralidade, acelerar as concessões e as PPS e ainda sugeriu uma campanha forte para que os gaúchos destinem parte do seu Imposto a instituições hospitalares ou ligadas aos cuidados com a criança.

Pluripartidária, a Mesa Diretora eleita para o ano legislativo 2019-2020 é composta pelos seguintes deputados: presidente: Luis Augusto Lara (PTB); 1º vice-presidente, Zilá Breitenbach (PSDB); 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB); 1º secretário, Ernani Polo (PP); 2º secretário, Edegar Pretto (PT); 3º secretário, Luiz Marenco (PDT); 4º secretário, Sérgio Peres (PRB).

A chapa única apresentada, definida por acordo pluripartidário, e recebeu 49 votos favoráveis e cinco contrários – estes dos deputados da bancada do PSL, Capitão Macedo, Ruy Irigaray, Tenente-coronel Zucco e Vilmar Lourenço, e do PSOL, Luciana Genro. Zucco explicou que até cumprimentou o presidente mas que a bancada votou contra por não aceitar o “acordão”, que destina as posições principais da mesa às quatro maiores bancadas.

Despedida
O deputado Marlon Santos (PDT) despediu-se da Presidência e do Parlamento gaúcho. Ele deixou a sessão solene antes do seu final para embarcar para Brasília, onde assume nesta sexta-feira seu primeiro mandato como deputado federal. Ele fez um agradecimento à bancada do PDT pela sua indicação à presidência, bem como à colaboração dos demais deputados, poderes institucionais e servidores do Legislativo durante as atividades desenvolvidas ao longo de 2018, e desejou êxito ao seu sucessor.

Dirigindo-se aos parlamentares eleitos, em especial aos que estão em seus primeiros mandatos, observou que eles “chegavam a uma Casa dominada pelo bom senso e por acordos intelectualizados, mas, acima de tudo, com uma característica de muita humanidade. Aproveitem este ambiente para um amadurecimento político ainda maior em relação àquele que já trouxeram consigo”. Referiu-se de maneira cordial à imprensa e pediu desculpas por não ter conseguido modernizar o setor de taquigrafia da Casa, travbalho que solicitou ao novo presidente que seja executado.

Representatividade

Prestigiaram a solenidade autoridades como o governador do Estado, Eduardo Leite, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, o defensor público-geral do Estado, Cristiano Vieira Heerdt, o presidente do Tribunal de Contas, Iradir Pietroski, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., e os comandantes da 3ª Região Militar, general Márcio Velloso Guimarães, do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, e da Ala 3 da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Arnaldo Silva Filho.

Luís Augusto Lara, convocou os deputados para a próxima sessão plenária, na terça-feira (05/02), quando haverá a presença do governador Eduardo Leite para apresentação de mensagem ao Parlamento, seguida de sessão ordinária. A presença do governador na abertura dos trabalhos do ano legislativo é prevista na Constituição do Estado.

Com Informações da Agência de Notícias da ALRS

Eric Lins é procurador, carioca e se elegeu pela primeira vez
Any Ortiz reeleita e volta à Casa
Pedro Pereira e Zilá Breitenbach
Claiton Gonçalves e a deputada Fran Somensi
Giuseppe Riesgo e Fábio Osterman

Fotos: Gerson Lenhard

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Dupla é presa por tráfico de drogas em Ipê

Homem e menor de idade foram apreendidos na noite de quinta-feira (25), eles estavam em…

10 minutos ago

Servidores municipais de Bento Gonçalves farão protesto por valorização em frente à Prefeitura neste sábado (26)

Manifestação pacífica do sindicato cobra reajuste salarial e do vale-alimentação, melhorias no IPE-Saúde e diálogo…

42 minutos ago

Caxias do Sul terá Passe Livre no transporte público no Dia do Trabalhador

A gratuidade será válida para toda a frota de ônibus de Caxias do Sul no…

1 hora ago

Neblina intensa causa acidente na estrada que liga Bento Gonçalves a Pinto Bandeira

Acidente ocorreu no entroncamento da VRS-855 com as estradas para o Barracão e Caminhos de…

2 horas ago

Motociclista fica ferido em colisão com carro na Perimetral, em Caxias do Sul

Vítima foi atendida pelo SAMU e encaminhada ao hospital; motorista do carro não sofreu ferimentos

3 horas ago

Fenakiwi de Farroupilha divulga programação completa e ingressos antecipados a R$ 10

Organização espera receber mais de 100 mil visitantes entre 03 a 20 de julho, nos…

3 horas ago

This website uses cookies.