Geral

Lançada cartilha que explica o programa regularização fundiária de Caxias do Sul

O plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul foi palco do evento de lançamento da Cartilha “Esse Terreno é Meu”, do programa de regularização fundiária do município. Em solenidade, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), a ação reuniu vereadores e autoridades municipais.

Normas e vantagens da regularização fundiária

A cartilha é uma produção conjunta entre a comissão e a Prefeitura. Nela, existe uma tradução das normas para a regularização, junto da explicação do que é essa regularização, as vantagens e o passo a passo da sua realização. Também estão listados os documentos necessários, as categorias disponíveis e os programas que facilitam o processo.

O vereador-presidente da CDUTH, Adriano Bressan/PTB, destacou a importância do projeto de lei da regularização, aprovado em plenário.

“Talvez, tenha sido um dos projetos mais importantes que a Casa aprovou. Contemplam-se diversas áreas e regiões da cidade, é um verdadeiro sucesso. A cartilha tem justamente esse intuito, proporcionar à população de Caxias informações iniciais e adicionais que possam tirar dúvidas acerca da regularização”, disse.

O secretário do Urbanismo, João Uez, destacou inúmeros contemplados pelo projeto. Ele ainda comentou sobre a arrecadação do município.

“Há um ano e meio, o programa “Esse Terreno é Meu” está em vigência no município, tratando da regularização que, há 40 anos, não era mais trabalhada. Nesse período, 1.800 famílias foram contempladas. A regularização, por completa, promove a sustentabilidade, é o que buscamos”, enfatizou Uez. : “Em um ano e meio de regularização, a arrecadação gira em torno dos R$ 20 milhões, dinheiro que é revertido para toda a população”, finalizou.

A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação ainda contou com a participação dos vereadores Lucas Caregnato/PT, Tatiane Frizzo/PSDB, Wagner Petrini/PSB e Sandro Fantinel/PATRIOTA, que destacou sua luta pela regularização:

“É algo que queremos há muitos anos. Em plenário, retirei um projeto pessoal que tinha de regularização, para que pudéssemos construir, a partir e junto com o Executivo, uma lei concreta e que agisse por completa. O resultado é esse, a realização de vários sonhos pela cidade”, enalteceu Fantinel.

Estiveram presentes ao ato a presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa, os vereadores Marisol Santos/PSDB e Maurício Scalco/NOVO, além do secretário da Habitação, Carlos Giovani Fontana, e do presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Conselho rebate manifesto de artistas sobre a Lei Aldir Blanc em Bento Gonçalves

Entidade nega irregularidades e afirma que processo seguiu critérios legais, após críticas de coletivo de…

20 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta quarta-feira (30)

A Quina, a Lotomania, a Super Sete, a Lotofácil, Dupla Sena e a +Milionária foram…

28 minutos ago

Prazo para pagamento do IPTU 2025 com desconto é prorrogado em Bento Gonçalves

Contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com 10% de desconto ou optar pelo…

1 hora ago

Aos 116 anos, morre a gaúcha Irmã Inah, a pessoa mais velha do mundo

Nascida em 8 de junho de 1908, Inah era considerada a pessoa mais velha do…

2 horas ago

Sindicato propõe modernização da Codeca com foco em sustentabilidade e valorização dos trabalhadores em Caxias do Sul

Representantes do SINDILIMP destacam necessidade de investimentos, nova estrutura organizacional e parque de máquinas menos…

2 horas ago

Leite afirma que prioridade é a reconstrução do RS, mas sem abrir mão de candidatura à presidência

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…

2 horas ago

This website uses cookies.