Geral

Justiça trava processo de revitalização da Praça Dante Alighieri, em Caxias

Foto: Reprodução

O recurso da Prefeitura de Caxias do Sul, que pretendia destravar o processo de revitalização da Praça Dante Alighieri foi recusado pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS). A publicação da decisão ocorreu na tarde desta quarta-feira.

Todos os membros da 4ª câmara, Alexandre Mussoi Moreira, Francesco Conti e Antonio Vinicius Amaro da Silva, votaram contra o agravo de instrumento interposto PGM barrando o projeto de prevê a reforma da praça.

O projeto de requalificação da Praça Dante Alighieri foi apresentado em uma reunião pública na Prefeitura no dia 13 de junho. Após a apresentação o Juíz da Segunda Vara da Fazenda Pública de Caxias do Sul, Dr. João Pedro Cavalli Júnior, concedeu liminar em ação popular impetrada cidadão-eleitor Carlos Gilberto Zago, proibindo que a prefeitura de Caxias do Sul faça a reforma da Praça Dante sem autorização legislativa.

Conforme a ação, apesar do Conselho Consultivo ter autorizado as obras, elas não teria outorga legal para serem iniciadas. Somente o legislativo poderia dar tal liberação em razão do local ser um patrimônio histórico público. A Procuradoria-Geral do Município recorreu e o caso acabou indo ao TJ, na Capital, sendo barrado novamente.

Acompanhe trecho da decisão:

Conforme se verifica dos autos, a Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul em seu artigo 192, § 1º, acrescido pela Emenda à L.O.M nº 15 de 03/12/1999, prevê que: “todos os prédios, públicos e particulares, igrejas, capelas, monumentos, obras, estátuas, praças e cemitérios, com mais de cinquenta anos, não poderão ser demolidos sem parecer do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural – COMPAHC e outorga legislativa”.
Nesse contexto, quaisquer modificações, alterações, revitalizações, na Praça Dante Alighieri, que impliquem em alteração da substância do imóvel, exigem necessária e cumulativamente (1) parecer do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural – COMPAHC e (2) a respectiva outorga legislativa.

E, no caso dos autos, o autor comprova, ao menos em sede de cognição sumária, que a outorga legislativa não existe, conforme certidão juntada à fl. 42, fornecida pela Câmara de Vereadores informando a ausência de projeto em tramitação referente às obras informadas pelo Município.

Mais adiante, o desembargador também demonstra o entendimento de que há falhas e poucas informações no projeto de reforma apresentado pela Prefeitura:

Nesse contexto, percebe-se que o relatório anexado pelos agravantes se trata apenas de um esboço do projeto, não traduzindo o projeto em si, de modo que pende fundada dúvida a respeito da profundidade da “modificação” que será realizada no quadro paisagístico, histórico e arquitetônico da Praça Dante Alighieri e que o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul não tem conhecimento do conteúdo do projeto, conforme se depreende do documento de fl. 46 dos autos principais.

A retirada de bancas das revistas foi um dos aspectos da revitalização da Praça Dante que causou maior polêmica. O fechamento de parte do trânsito pela Avenida Júlio de Castilhos, a descaracterização histórica e a retirada de símbolos maçônicos que existem no local também provocaram críticas ao projeto.”

Mauro Teixeira

Recent Posts

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

1 hora ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

2 horas ago

Manifestação em defesa da obtenção de cidadania italiana é realizada em Porto Alegre

A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…

3 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 11 milhões neste sábado (3)

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…

3 horas ago

3 erros ao tentar espantar cobras do quintal que podem aumentar o perigo

Saiba quais são os 3 erros mais perigosos ao tentar espantar cobras do quintal e…

4 horas ago

Como tirar mancha de graxa da roupa com um ingrediente que você tem em casa

Descubra como tirar mancha de graxa da roupa usando detergente neutro. Técnica fácil, rápida e…

4 horas ago

This website uses cookies.