Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Atendendo a uma solicitação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Justiça concedeu, em 4 de maio, autorização para que o Município de Caxias do Sul, juntamente com as forças de segurança envolvidas no enfrentamento do desastre climático em curso, possam realizar evacuações preventivas de forma compulsória, caso haja resistência por parte dos moradores em deixarem áreas de alto risco ou edificações vulneráveis na cidade. Essa ação inclui o emprego de força policial, se necessário, conforme devidamente formalizado pelos agentes de proteção e defesa civil.
O promotor de Justiça Adrio Gelatti enfatizou a importância dessa medida, explicando que equipes de resgate têm encontrado resistência por parte de alguns moradores, mesmo após serem informados sobre a iminência de uma tragédia. Gelatti destacou que essa decisão, que continua em vigor, representa o último recurso para garantir que as pessoas atendam às ordens de evacuação, especialmente em áreas com risco iminente de deslizamentos.
Essa determinação visa proteger a vida e a segurança dos cidadãos em meio ao atual contexto de desastre climático, assegurando que medidas preventivas possam ser tomadas de forma eficaz e rápida, mesmo diante de eventuais resistências por parte da população.
evacuação compulsória
Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…
Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…
Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…
Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…
Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…
A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…
This website uses cookies.