Geral

Juros do cartão de crédito atingem 429% ao ano em junho, no Brasil

A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo teve alta de 7,1 % para as famílias, passando de 422,4% ao ano, em maio, para 429,5% ao ano, em junho. Em 12 meses, entretanto, os juros da modalidade caíram 6,3 pontos percentuais. Os dados estão nas Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas nesta sexta-feira (26) pelo Banco Central (BC).

O crédito rotativo dura 30 dias e é aquele tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Ou seja, contrai um empréstimo e começa a pagar juros sobre o valor que não conseguiu quitar.

A modalidade tem as taxas mais altas do mercado. Em janeiro deste ano, entrou em vigor a lei que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, mas a medida não afeta a taxa de juros pactuada no momento da concessão do crédito. Como ela só se aplica a novos financiamentos, não houve impacto na apuração estatística de junho.

Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. No caso do cartão parcelado, os juros caíram 5,4 pontos percentuais no mês e 15,6 pontos percentuais em 12 meses para 180,5% ao ano.

Além da queda, o resultado do crédito livre às famílias em junho foi impactado pelo recuo de 6 pontos percentuais nas operações de crédito pessoal não consignado, para 87,8% o ano, e pelo aumento de 3,1 pontos percentuais no cheque especial, para 135% ao ano.

Com isso, a taxa média de juros no crédito com recursos livres às pessoas físicas ficou em 51,7% ao ano, um recuo de 0,7 ponto percentual no mês e de 7,4 pontos percentuais em 12 meses.

Nas operações com empresas, a taxa média alcançou 20,9% ao ano, aumento mensal de 0,3 ponto percentual e queda de 1,9 ponto percentual em 12 meses. Basicamente, contribuíram para este resultado as altas mensais nas taxas médias das modalidades de cheque especial (14,1 pontos percentuais), capital de giro com prazo superior a 365 dias (1,7 ponto percentual) e cartão de crédito parcelado (13,2 pontos percentuais). Em sentido contrário, houve queda de 18,6 pontos percentuais no cartão de crédito rotativo e de 0,6 ponto percentual em desconto de duplicatas e recebíveis.

Taxas médias

No total do crédito com recursos livres, considerando pessoas físicas e jurídicas, a taxa média de juros atingiu 39,6% ao ano em junho, com decréscimos de 0,3 ponto percentual (p.p) no mês e de 4,6 pontos percentuais em 12 meses.

Já no crédito livre, os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes. Já no crédito direcionado, as regras são definidas pelo governo, e se destinam, basicamente, aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito.

Fernando Santos

Recent Posts

Descarte irregular de lixo é flagrado no bairro São José, em Farroupilha

Caso foi identificado após denúncia feita pelos moradores

11 minutos ago

O que acontece se ferver casca de limão com água por 10 minutos

Imagine um aroma cítrico intenso se espalhando pela casa, trazendo sensações de frescor, limpeza e…

14 minutos ago

Como multiplicar a helicônia-papagaio por touceira da forma certa

A helicônia-papagaio é uma dessas plantas tropicais que roubam a cena em qualquer jardim com…

31 minutos ago

3 erros que impedem o singônio de crescer saudável em vasos

O singônio é uma daquelas plantas que conquistam corações com suas folhas únicas e cores…

42 minutos ago

Cidades participantes do ‘Projeto Antigranizo’ na Serra Gaúcha serão definidos até 10 de maio

Depois da formalização, um grupo de trabalho irá alinhar as ações e a elaboração do…

1 hora ago

Incêndio atinge lancheria desativada no Centro de Bento Gonçalves

Fogo teve início por volta das 15 horas desta segunda-feira (28) e foi controlado rapidamente…

2 horas ago

This website uses cookies.