Geral

Jurista Ives Gandra Martins critica protagonismo do STF em encontro com empresários caxienses

Dos impactos da guerra na Ucrânia sobre a economia brasileira à confiabilidade das urnas eletrônicas, o jurista Ives Gandra Martins analisou a conjuntura nacional – especialmente o cenário político e o antagonismo eleitoral que se estabeleceu no País – durante palestra on-line na RA CIC realizada nesta segunda-feira (15), com empresários de Caxias do Sul e região. No evento promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), Gandra Martins disse que, diante dos indicadores recentes de queda da inflação, do desemprego, crescimento do comércio varejista e alta das exportações, não vê a economia com tanta preocupação.

O elemento complicador, segundo ele, é o debate eleitoral, as opções eleitorais e o desequilíbrio entre os Poderes. O jurista diz estar convencido de que não há uma terceira via por força do protagonismo do Supremo Tribunal Federal, que resgatou, segundo ele, a candidatura do ex-presidente Lula. “Nós estamos efetivamente enxergando um embate em que as propostas são menos importantes do que vencer o inimigo através do debate radical entre esquerda e direita. Depois de resgatar a candidatura do presidente Lula, nós passamos a ter um certo direcionamento”, acrescentou, citando medidas e punições adotadas contra políticos identificados como conservadores.

Gandra Martins criticou a maneira como a Suprema Corte tem excedido seu papel estabelecido na Constituição. Disse reconhecer o elevado nível de conhecimento e idoneidade moral dos 11 ministros do Supremo, mas, em seu entendimento, o STF tem invadido competências e atribuições do Executivo e do Legislativo. O jurista reiterou a defesa pela independência dos Poderes e que o Supremo tenha apenas as atribuições definidas na Constituição. “Há um protagonismo por parte do Poder Judiciário, da Suprema Corte”, afirmou.

O palestrante da RA CIC desta segunda-feira também falou sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. Para ele, a desconfiança na segurança do sistema eleitoral colabora para a criação de um ambiente político conturbado. A urna eletrônica, frisou, só é adotado no Butão, Bangladesh e Brasil e questionou por que o País não pode adotar um sistema com maior segurança se houve uma evolução na produção dessas urnas. Aperfeiçoar o sistema atual seria um avanço, e não um retrocesso, de acordo com o jurista.

Ives Gandra Martins disse também que o quadro de polarização eleitoral levou a um ambiente de que há perigo de golpe no País, culminando na elaboração de cartas em defesa da democracia. “Esse risco de golpe é zero. Não há nenhuma possibilidade de o Exército partir para o golpe. Sem as Forças Armadas não há golpe. E as Forças Armadas são escravas da Constituição”, assegurou.

A participação de Ives Gandra Martins foi precedida da apresentação do que o ex-governador Germano Rigotto fez a respeito do trabalho do jurista, principalmente no campo da Reforma Tributária. Rigotto intermediou o convite da entidade a Gandra Martins. Para o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, a palestra desta segunda-feira teve por objetivo ajudar o empresariado a analisar e entender com mais clareza o cenário político atual e o que de fato esperar a partir de 2023.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Sol predomina e temperaturas sobem no RS nesta sexta-feira

Há chance de chuva em pontos isolados entre o Oeste e o Centro do estado

10 minutos ago

Sepultamentos de quinta (1º) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

40 minutos ago

Viva com Saúde – 02/05/2025 – Doenças Cardiovasculares

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre o aumento na incidência das doenças…

40 minutos ago

Cozinha Viva: Mousse de morango

Delicioso mousse de morango com leite condensado, creme de leite e gelatina. Receita fácil, cremosa…

40 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 02 de maio

Hoje é o Dia Nacional da ÉticaO santo do dia é Santo Atanásio. A lua…

1 hora ago

Anvisa volta a interditar creme dental por casos de eventos adversos

Foram registradas oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso dos produtos…

7 horas ago

This website uses cookies.