Geral

Jornada Vitícola ocorreu nesta sexta-feira (15), no Salão Paroquial de Flores da Cunha

Ocorreu nesta sexta-feira (15), a 19ª Jornada da Viticultura no salão paroquial de Flores da Cunha. O tema deste ano foi ‘Cenários para uma viticultura de referência’. Mais de 400 produtores participaram do evento, que levou novas informações ao setor, e debateu opções de tecnologia para as videiras e as potencialidades de novas cultivares.

Duas palestras foram realizadas nesta edição. A primeira tratou sobre ‘Novas opções de tecnologia de aplicação para manejo da videira’ e foi ministrada pelo Dr. em Engenharia Agrícola e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), Otávio Dias da Costa Machado, e pelo Dr. em Fitotecnia e professor do IFRS, Marcus André Kurtz Almança.

A segunda falou sobre ‘Características, manejo e potencialidades das cultivares de suco BRS’ e foi ministrada pela Dra. em Ciências Biológicas, pesquisadora da Embrapa Patrícia Silva Ritschel, e pelo técnico em Viticultura e Enologia da Embrapa – Uva e Vinho, Roque Antônio Zilio

José Fernando da Silva Protas pesquisador da EMBRAPA falou para a reportagem do portal LEOUVE, sobre a importância do evento.

“É com prazer que a gente está participando da a 19ª edição deste evento tão importante da região da Serra Gaúcha. Na verdade o desenvolvimento tecnológico, e o que é buscado, é exatamente trazer novas informações novas descobertas do Instituto Federal, da Embrapa, enfim, das instituições que estão á serviço da inovação tecnológica da nossa viticultura”.

Na oportunidade Protas destacou o avanço e as melhorias da tecnologia para o setor

“Tem se discutindo bastante a questão tecnológica como elemento de melhoria da qualidade, de melhoria da produtividade, de melhoria da rentabilidade, e da melhoria da competitividade da viticultura da região da Serra Gaúcha. No longo do tempo nós tínhamos programado e estruturado um programa chamado MODERVITI. Esse programa significa tudo o que o evento proporciona, trazer a inovação e novas tecnologias para o futuro”.

Para finalizar o pesquisador destacou que a viticultura, e o viticultor, precisam de mais oportunidades para competitividade.

“Esse evento é a prova que estamos vencendo uma série de barreiras, mas além disso nós temos que ter ao longo da cadeia, políticas curtas que realmente oportunizem a competitividade de forma que a viticultura brasileira, e o viticultor brasileiro, tenham os mesmo benefícios que a viticultura e os viticultores dos outros países tem, e o Brasil até agora não recebeu isso. Então, é em busca disso ai que nós “linkamos” o evento de hoje focado em tecnologia como um elemento de uma cadeia maior, que passa por política sobre todos os aspectos”

A Jornada Vitícola foi organizada pela Comissão Interestadual da Uva com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha, do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, da Uvibra Consevitis-RS, da Embrapa – Uva e Vinho, do IFRS, da Fecovinho, da Emater-RS, do Senar, da Fetag e da Fetraf. Tem patrocínio do Sicredi e apoio da Franzoni Máquinas Agrícolas, Seg Energy – Energia Solar, Blue Bird – Equipamentos Italianos, DG Agro – Produtos para Irrigação, Sabiá – Coberturas Agrícolas, Passin Máquinas e Implementos Agrícolas, Agropro, Florença Agro e Tramontini – Tratores e Implementos.

A última edição da Jornada Vitícola foi realizada em 2018, em Bento Gonçalves.

Fotos: Juliano Douglas/ Grupo RSCOM

Veja mais

Um homem morre e outros três são baleados no bairro Vila Nova II, em Bento Gonçalves

Rádio Viva e Rádio Amizade participam da 4ª edição do Homens na Cozinha da CDL Flores da Cunha

Juliano Dotto

Recent Posts

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

10 minutos ago

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

30 minutos ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

2 horas ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

2 horas ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

3 horas ago

This website uses cookies.