Bairro Menino Deus (Foto: THAYNÁ WEISSBACH/JC)
Em meio à tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, um acontecimento chamou atenção no bairro Menino Deus: um jacaré foi avistado na região. A confirmação veio da equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), que prontamente mobilizou recursos para lidar com a situação.
O jacaré de pequeno porte, foi avistado na área urbana devido às condições extremas causadas pela tragédia climática. Um biólogo voluntário já está na região, monitorando os deslocamentos do animal para garantir a segurança dos moradores e do próprio jacaré.
A presença do animal gerou debates nas redes sociais sobre a possibilidade de animais selvagens aparecerem em áreas urbanas em decorrência das condições climáticas adversas. Em resposta, a Smamus esclareceu que a água é o habitat natural desses animais e que, em momentos de cheias históricas do Guaíba, é natural que espécies como jacarés e cágados busquem abrigo em áreas urbanas.
Em nota oficial, a secretaria enfatizou a importância de manter distância do animal e evitar qualquer tipo de confronto. “Ele não é agressivo e apenas ataca se for para se defender. No entanto, em situações de emergência como esta, é crucial respeitar a presença da fauna local e tomar as devidas precauções”, destacou a Smamus.
Diante da situação de emergência que a cidade enfrenta, a Smamus reiterou a importância dos avisos já emitidos e pediu a colaboração da população para evitar áreas alagadas e permanecer em segurança. A prioridade das equipes permanece no atendimento de desabrigados e na realização de ações emergenciais para minimizar os impactos dessa tragédia.
Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…
Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena
Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…
A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença
Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil
O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…
This website uses cookies.