Geral

Itamaraty lamenta terremoto no Japão e diz que não há brasileiros mortos ou feridos

O Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado, na tarde desta segunda-feira (1°), lamentando o terremoto ocorrido no Japão – o maior tremor, de magnitude 7,6, fez com que autoridades japonesas emitissem um alerta para tsunami. No texto, o Itamaraty declarou que, até o momento, nenhum brasileiro foi afetado pelo incidente.

A pasta, entretanto, afirmou que permanece em contato com a comunidade brasileira e com autoridades nipônicas. Os plantões consulares do Consulado-Geral em Nagoia (080-8255-2410) e em Tóquio (090-6949-5328) estão em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Esta é a primeira vez que um grande aviso de tsunami é emitido desde a tragédia na usina de Fukushima, quando 20 mil pessoas morreram no Japão depois da região ser atingida por terremotos e um tsunami. Por causa disso, a Rússia e a Coreia do Sul também entraram em alerta.

O Ministério de Emergências da Rússia informou que está retirando moradores de partes da costa oeste da ilha de Sacalina, disse a agência de notícias Tass, acrescentando que alerta também foram emitidos nas cidades de Vladivostok e de Nakhodk.

A Coreia do Sul, por sua vez, orientou os moradores da costa leste a buscarem abrigo em regiões altas. De acordo com a TV japonesa NTV, uma pessoa morreu ao ficar presa em escombros de um prédio que desabou durante um dos tremores. Ainda não há mais informações sobre óbitos ou feridos.

Leia a nota do Itamaraty

O governo brasileiro expressa solidariedade ao governo e ao povo do Japão pelas vítimas, pessoas afetadas e danos causados pelo forte terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira, 1º de janeiro. Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos.

O Itamaraty, por meio de sua embaixada em Tóquio e de seus consulados-gerais no Japão, está em contato com a comunidade brasileira no país e com autoridades locais.

Os plantões consulares do Consulado-Geral em Nagoia (080-8255-2410) e em Tóquio (090-6949-5328) estão em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

*Fonte: Jovem Pan

Luca Roth

Recent Posts

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

7 minutos ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

15 minutos ago

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

28 minutos ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

1 hora ago

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

2 horas ago

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

3 horas ago

This website uses cookies.