Geral

Israel aprova envio de dois caminhões-tanque por dia com combustível para Gaza

O Gabinete de Gestão da Guerra de Israel aprovou, nesta sexta-feira (17), a entrada através do Egito de dois caminhões-tanque diários com combustível para cobrir as necessidades da ONU (Organização das Nações Unidas) para o apoio às infraestruturas de água e esgotos da Faixa de Gaza. Conforme as autoridades, a medida foi uma recomendação conjunta das Forças de Defesa de Israel e do Shin Bet (serviço de inteligência nacional) para cumprir o pedido dos Estados Unidos e permitir a entrada dos veículos diariamente.

A comunidade internacional tem pressionado Israel há semanas para permitir a entrada de combustível em Gaza, também necessário para a geração de eletricidade e o funcionamento de outros muitos serviços civis básicos, como hospitais. Funcionários do governo destacam que está medida “permite a Israel continuar tendo o espaço de manobra internacional necessário para eliminar o Hamas” e que “os caminhões-tanque passarão pela passagem de Rafah, através da ONU, em direção à população civil do sul da Faixa de Gaza, desde que não cheguem ao Hamas”.

Segundo interlocutores do governo israelense, a ação visa, entre outras coisas, apoiar minimamente os sistemas de água, esgotos e saneamento, para evitar a eclosão de epidemias que possam espalhar-se por toda a região. Anúncio coincide com a publicação de informação pela imprensa egípcia sobre a entrada hoje de cerca de 150 mil litros de combustível destinados para hospitais, que entraram pela passagem fronteiriça de Rafah, que liga Gaza ao Egito.

Também nesta sexta, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) nos territórios palestinos ocupados, Richard Peeperkorn, disse que poderá começar a funcionar um mecanismo de entrada de combustível na Faixa, que “deve ser contínuo para garantir a operação humanitária”. Segundo disse à imprensa por uma videoconferência, a continuidade deste sistema deve ser garantida para que “as usinas de dessalinização, as padarias e as telecomunicações voltem a funcionar”, embora não tenha podido dar detalhes sobre a regularidade do fornecimento ou se Israel imporá condições ao uso do combustível.

Fonte: Jovem Pan

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Grêmio sai na frente, mas cede o empate para o Vitória e segue no Z-4 do Brasileirão

Tricolor apresentou pouco futebol e não saiu da igualdade por 1 a 1, no Barradão

2 horas ago

Semana do trabalhador começa com mais de 300 vagas abertas em Caxias do Sul

Os interessados em se candidatar devem comparecer a sede do Sine com documentos como o…

3 horas ago

Mulher tem rosto desfigurado após ser agredida e estuprada em matagal de Canela

Suspeito foi preso preventivamente neste sábado (26)

4 horas ago

Documentos históricos de origem pública do período da escravidão são resgatados no Litoral Norte

Registros do século 19, relacionados à escravidão, foram encontrados em posse de colecionadores e estavam…

5 horas ago

Limpeza de reservatórios pode deixar bairros sem água nesta segunda e terça-feira em Caxias do Sul

Samae realiza manutenção nos dias 28 e 29 de abril; veja as regiões afetadas e…

5 horas ago

Arroio do Sal recebe duas novas ambulâncias

Uma das viaturas foi adquirida com recursos próprios do município, enquanto a outra foi enviada…

6 horas ago

This website uses cookies.