(Foto: Isa Severo / Portal Leouve)
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e a taxa de coleta de lixo sofrerão reajuste de 10,67% no próximo ano, em Caxias do Sul. O índice tem por base de cálculo o IPCA, indicador oficial de inflação do governo, que considera, dentre outros componentes, transporte, alimentação e habitação.
O IPCA já era aplicado em anos anteriores. Em 2020 passado, no entanto, a então administração optou por aplicar índice calculado a partir da média de uma cesta de indicadores. Caso fosse mantida esta fórmula, o reajuste seria de 11,16%. “A gestão atual entendeu que o IPCA seria mais justo e estável neste momento. O Município precisa repassar a inflação sob pena de apontamento por renúncia fiscal”, explicou o diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Micael Meurer.
A partir da próxima semana, os Correios iniciam a distribuição dos mais de 255 mil carnês confeccionados para o IPTU de 2022. A expectativa é que a entrega se estenda até a virada do ano. Contribuintes que não quiserem aguardar o documento físico poderão imprimir o carnê com cota única para vencimento em 21 de janeiro em https://caxias.rs.gov.br/servicos/receita/iptu/boletos. Outra possibilidade virtual, segundo a diretora Marilene Golin, é o aplicativo Cidadão Online.
Para o exercício de 2022, a Prefeitura inova com a possibilidade de o contribuinte escolher o vencimento da cota única em três datas: 21 de janeiro, com desconto de 12%; 10 de fevereiro, com 10%; e 10 de março, com 8%, para que estiver em dia com os impostos municipais até 30 de novembro. Para quem tem débitos, os descontos são de 7%, 5% e 3%, dependendo da data escolhida para o pagamento. Quem optar pelo parcelamento, o primeiro vencimento será em 11 de abril, seguido de mais três sucessivamente. “Reduzimos o desconto anterior de 15%, mas melhoramos as condições de pagamento, alongando os prazos e permitindo ao contribuinte organizar-se melhor no início de ano, quando são muitos os compromissos financeiros”, expôs o secretário Roneide Dornelles.
Na avaliação dos gestores da Fazenda, o pagamento em cota única, mesmo com as alterações, deve representar em torno de 64% da arrecadação do imposto. Também pode contribuir para manter a queda na inadimplência, que dos 14% históricos, deverá fechar, em 2021, com 11%.
A prisão do homem de 31 anos, foi realizada no bairro Padilha, em Taquara, enquanto…
Moradores convivem com mau cheiro de fezes há cerca de duas semanas, denunciam riscos à…
Problema ocorre mesmo após ação de retirada de materiais por parte da prefeitura
Em noite de celebração, troféus valorizaram o engajamento das escolas. Também foi anunciada a eleição…
Projeto da PPP da Educação Infantil está sendo apresentado em São Paulo; entrega de propostas…
Durante abertura de evento em Bento Gonçalves, governador afirmou conversou com o embaixador da Itália…
This website uses cookies.