Geral

Interditada parcialmente ala feminina do Presídio Regional de Caxias do Sul

Foi determinada, na última sexta-feira (2), a interdição parcial do Presídio Regional de Caxias do Sul em relação ao alojamento feminino que passa a ter um teto máximo de ocupação de 150%, totalizando 96 presas. A decisão é da Juíza de Direito da 1ª Vara de Execução Criminal de Caxias do Sul, Joseline Mirele Pinson de Vargas.

A determinação decorreu da situação verificada nas últimas inspeções no presídio realizadas pela magistrada. Na última inspeção, em uma das celas havia 16 camas para 29 mulheres. Conforme a Juíza, na ocasião, a própria casa prisional manifestou preocupação com a lotação do espaço, em especial em razão da ausência de banheiros nas celas, uma vez que a ala possui apenas um banheiro coletivo, com três vasos sanitários e três chuveiros, sendo que um deles está em constante manutenção.

Nas inspeções ocorridas entre dezembro e janeiro (deste ano), enquanto tramitava o expediente para a fixação de teto de ocupação, observou-se que a situação de lotação persistia, inclusive tendo as próprias presas referido a dificuldade de convivência no local, naquelas condições“, afirmou.

Segundo a magistrada, o local é um presídio masculino que foi passando por adaptações para recolher as detentas em ala separada. Atualmente, a estrutura conta com quatro celas e um total de 64 camas. Na decisão, a magistrada pontuou que em 2016, quando ocorreu o último decreto judicial de interdição da casa prisional, foi determinado teto somente em relação aos presos do sexo masculino, sem deliberação sobre a situação das mulheres no local. Para ela, a inexistência de um patamar máximo de ocupação estaria em desacordo com as normativas da Lei de Execução Penal.

Justamente por se tratar o PRCS (Presídio Regional de Caxias do Sul) da única cadeia com alojamento para mulheres nesta Regional, funciona como espécie de ‘vazão’ para o aprisionamento de presas do sexo feminino de toda a Serra Gaúcha, acabando por não comportar a demanda“, destaca a Juíza.

Fonte: TJ/RS

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Alecrim no parapeito da janela: o repelente natural que funciona de verdade

Alecrim no parapeito da janela funciona como repelente natural e purificador energético. Saiba como cultivar…

6 horas ago

Semana de viradas e revelações: veja o que o horóscopo da semana de 5 a 11 de maio reserva para o seu signo

Horóscopo da semana: veja as previsões de 5 a 11 de maio com tendências para…

6 horas ago

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Conceição, em Bento Gonçalves

Com o suspeito, os policiais encontraram 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois…

7 horas ago

Metsul alerta para risco de semana com chuva excessiva e temporais no RS

Quarta, quinta e sexta são os dias em que o tempo pode ficar mais severo

8 horas ago

GM prende 44º foragido este ano em Caxias do Sul

Em outra ação, também no sábado, a GM prendeu uma mulher por tráfico de drogas…

9 horas ago

Na Arena, Grêmio vence Santos por 1×0 e sai do Z-4

Na estreia de Mano Menezes na Arena, Christian Oliveira fez o gol da vitória do…

9 horas ago

This website uses cookies.