Foto: Divulgação/Arquivo
No primeiro semestre de 2023, foram confirmados casos de circulação do vírus da Febre Amarela em Caxias do Sul e Santo Antônio das Missões. Em outubro, foi confirmada uma nova circulação do vírus por meio de epizootias (bugios mortos) em Riozinho, Três Coroas, São Borja e Santo Antônio das Missões. Diante desse quadro preocupante, o Estado e a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde(CRS) emitiram a Nota Informativa Nº 25, solicitando aos municípios limítrofes a realização de ações de orientação e vacinação contra a doença.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, com evolução abrupta e gravidade variável, apresentando elevada letalidade nas suas formas graves. Na natureza, os principais hospedeiros do vírus são os primatas (bugios), considerados sentinelas que indicam a presença do vírus em determinadas regiões. É importante ressaltar que os primatas não transmitem a febre amarela para os humanos. A transmissão ocorre através dos mosquitos Haemagogus e Sabthes, presentes em matas de áreas rurais.
A principal medida de prevenção é a vacinação, com uma dose para crianças de nove meses e um reforço aos quatro anos. Para pessoas de cinco a 59 anos, é aplicada uma dose única, enquanto aqueles com 60 anos ou mais precisam de avaliação e apresentação de receita médica para receber a vacina.
No sábado, 9 de dezembro, haverá uma intensificação da vacinação no Mostra teu SUS Farroupilha: Feira Municipal de Saúde 2023, na Praça da Emancipação, das 9h às 12h. A Unidade Móvel também participará da ação, e excepcionalmente neste mês, haverá atendimento no domingo, 10 de dezembro, em Vila Rica. A comunidade de São Marcos será atendida entre os dias 11 e 15, seguida por Nova Milano, entre os dias 18 e 22.
No Sábado do Trabalhador, que será no dia 16 de dezembro, a Unidade Móvel ainda participará da edição mensal do programa, com o Sábado do Trabalhador Rural no horário das 8h e às 12h na comunidade de Mundo Novo. Adicionalmente, uma ação de vacinação será realizada no território indígena por meio da Estratégia de Saúde Familiar Medianeira, visando conter a propagação do vírus, protegendo a população e evitando surtos mais amplos da doença.
Além disso, agentes do combate às endemias realizarão visitas domiciliares nas áreas urbanas limítrofes ao município de Caxias do Sul, como Bairro Ipanema, Vila Esperança, Loteamento Silvestre, Bairro Altos da Julieta, fornecendo orientações escritas e faladas sobre a febre amarela durante as visitas da Dengue.
A imunização está disponível em todos os Postos de Saúde, das 7h45 às 11h20 e das 13h às 16h45.
Com o suspeito, os policiais encontraram 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois…
Quarta, quinta e sexta são os dias em que o tempo pode ficar mais severo
Em outra ação, também no sábado, a GM prendeu uma mulher por tráfico de drogas…
Na estreia de Mano Menezes na Arena, Christian Oliveira fez o gol da vitória do…
Procedimento cirúrgico de Jair Bolsonaro envolveu a retirada de aderências no intestino e a reconstrução…
Instituição selecionada terá R$ 163,2 mil de apoio financeiro
This website uses cookies.