Foto: Divulgação
O Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPE Prev) anunciou nesta sexta-feira (07) a suspensão, por tempo indeterminado, da prova de vida para aposentados, pensionistas e militares inativos. A medida foi tomada devido ao estado de calamidade pública provocado pelas intensas chuvas e alagamentos que assolam o estado. O decreto vem de encontro a situação enfrentada pela população gaúcha e busca aliviar as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários do sistema previdenciário estadual.
A suspensão da prova de vida está detalhada na Instrução Normativa 04/2024, publicada no Diário Oficial do Estado. A normativa dispensa o recadastramento anual e a prova de vida para aposentados, pensionistas e militares inativos que fazem aniversário em março, abril, maio e junho de 2024. No entanto, a medida não se aplica a pensionistas que são filhos estudantes, que devem seguir regras específicas.
A medida foi bem recebida pelos beneficiários, que agora não precisam se preocupar com a prova de vida durante a situação de calamidade. “É um alívio saber que não precisarei sair de casa neste momento difícil para realizar o recadastramento,” disse Maria Souza, aposentada de 72 anos.
Além da suspensão da prova de vida, o IPE Prev também suspendeu o atendimento presencial na sede em Porto Alegre. Segundo a instituição, a população será mantida informada sobre qualquer atualização ou mudança nas medidas emergenciais.
Previdência
Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé
Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…
Você sai de casa pela manhã, pronto para mais um dia comum, e dá de…
Não é mais tão incomum ver capivaras passeando tranquilamente por parques, praças, terrenos baldios e…
É noite, a casa está tranquila, e de repente… um vulto alado cruza a sala…
A indústria liderou o ranking de empregos formais criados por grupamento de atividades
This website uses cookies.