Geral

Iniciam as obras do Recanto da Compaixão Frei Salvador em Caxias do Sul

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 10, o ato simbólico do começo das obras do Recanto da Compaixão Frei Salvador, no antigo prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que terá capacidade para abrigar 125 idosos. O Recanto é o maior projeto filantrópico em construção no Rio Grande do Sul e um dos mais importantes da história recente de Caxias do Sul. A previsão é de que o Lar passe a acolher idosos vulneráveis a partir de novembro de 2023.

“Um pouco de amor é suficiente para tornar um idoso feliz. Queremos que esta casa tenha muita vida, alegria e convivência. Ficaremos, como caxienses, um pouco mais tranquilos. Agradecemos a todos os colaboradores”, destacou Frei Jaime, antes do desenlace da fita inaugural.

As cerca de 30 pessoas presentes no evento se emocionaram quando Frei Jaime mencionou a presença da senhora Christina Barcarolo, convidada a entregar brindes a algumas pessoas. Aos 86 anos, ela foi a primeira pessoa a comprar uma cesta com mantimentos, no dia 7 de setembro, quando voluntários da causa organizaram uma ação para a arrecadação de verbas para a construção.

A mulher mora nas proximidades do Lar São Francisco de Assis, no bairro Marechal Floriano, e se prontificou a estar sempre presente.

“Eu moro sozinha, com meus filhos bem perto da minha casa, mas fico pensando na tristeza que deve ser não ter com quem contar e muito menos pessoas para nos ajudar nos momentos que mais precisamos. Queira Deus que eu esteja com saúde para estar aqui sempre que possível para ajudar”, disse a idosa.

O projeto

A obra do Compaixão Frei Salvador foi idealizada pela Associação Mão Amiga, presidida pelo Frei Jaime e autorizada pela Lei Municipal 8.498/2020, depois de aprovada a concessão de uso por 10 anos pela Câmara Municipal. As atividades iniciais foram o cercamento, as ligações de água e luz e a remoção de paredes e azulejos depredados. Será construída uma área de 398,90 metros quadrados, que irão se somar aos 3.320,95 metros quadrados existentes.

A partir de 2022, partes mais caras serão necessárias para a sequência das obras, que estarão mais aceleradas. Nessa etapa, entra a ampliação de uma passarela que interliga os dois blocos de três andares da estrutura, assim como espaços de convívio, além das suítes, consultórios e cozinha.

As doações para contribuir com as melhorias e adequações do espaço podem ser feitas por meio de um carnê disponibilizado pela organização fundadora. Basta entrar em contato com o número (54) 9 8410.0101. A meta dos organizadores é de que o projeto ganhe cada vez mais padrinhos que queiram colaborar.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Sepultamentos de terça (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

3 minutos ago

Viva com Saúde – 30/04/2025 – Inteligência Emocional

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre Inteligência Emocional. Inteligência não diz respeito…

3 minutos ago

Cozinha Viva: Lasanha de carne com molho bechamel

Aprenda a fazer uma deliciosa lasanha de carne com molho bechamel cremosa, perfeita para impressionar…

3 minutos ago

Mensagem do dia: Quem decide por mim?

Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo à uma banca de jornais...

33 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 30 de abril

Hoje é o Dia Internacional do JazzO santo do dia é São José Benedito Cotolengo.…

33 minutos ago

4 segredos para manter a cinerária florida por mais tempo em casa

]Ela parece delicada, quase frágil, como se cada florzinha pudesse desaparecer com o primeiro vento…

5 horas ago

This website uses cookies.