
Um incêndio atingiu a cooperativa Paz e Bem, localizada às margens da Rota do Sol (RSC-453), na região do bairro Santa Fé, em Caxias do Sul, na madrugada de domingo (16). O chamado aos bombeiros ocorreu por volta das três da manhã. Três caminhões foram deslocados para o combate às chamas, que se estendeu até cerca das seis horas. Não houve feridos.
Segundo relatos de responsáveis pela cooperativa, o fogo começou na área onde estavam armazenadas cerca de 20 toneladas de resíduos recicláveis. A principal suspeita é de combustão espontânea causada pela presença de material orgânico misturado ao lixo seletivo, o que gera gases e calor capazes de iniciar e acelerar a propagação das chamas.
Parte da estrutura do telhado foi danificada e precisará ser substituída. Uma retroescavadeira da própria cooperativa teve papel fundamental no controle do incêndio. O equipamento foi usado para retirar materiais em chamas de dentro do pavilhão, permitindo que os bombeiros apagassem o fogo do lado de fora e evitando danos ainda maiores.

A cooperativa Paz e Bem é considerada a maior unidade de reciclagem de Caxias do Sul. Cerca de 65 cooperados atuam no local de segunda a sexta-feira. A unidade recebe aproximadamente 60 toneladas de resíduos por dia. No momento do incidente não havia expediente, apenas um zelador que dormia nos fundos e foi acordado pelos bombeiros.
A equipe foi acionada por uma empresa vizinha que percebeu o incêndio. As chamas foram controladas ainda na madrugada e os responsáveis já iniciaram os trabalhos de recuperação da estrutura para garantir a continuidade das atividades e minimizar prejuízos aos cooperados.