Geral

Inauguração das obras do Campanário de Flores da Cunha será neste sábado

A cerimônia que marca a entrega das obras do projeto de Restauro e Requalificação do Campanário de Flores da Cunha será neste sábado (11), a partir das 20h. O evento ocorrerá no Largo do Campanário e contará com a presença da equipe de Cultura do Estado, além das autoridades municipais, empresas patrocinadoras e equipe do projeto.

Às 19h, antes do início da solenidade, será realizada uma missa na Igreja Matriz. Após a inauguração, haverá um jantar no Salão Paroquial. O cardápio terá menarosto com codorna, galeto e carne de porco, macarrão, polenta frita, maionese, radicci com bacon, pão, vinho e refrigerante. A sobremesa será sagu com creme e café. Os ingressos podem ser adquiridos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes ou pelo telefone (54) 99928-2411 – com Renata.

O evento contará com apresentação do pianista Rodrigo Soltton. O público poderá conferir ainda o show de luzes e toques dos sinos do Campanário, visitar o Memorial e apreciar a exposição Paisagens Históricas, resultado das Oficinas de Educação Patrimonial, realizadas em setembro de 2022. Também haverá distribuição do livro “A História de um Gigante”.

MELHORIAS

O projeto de Restauro e Requalificação do Campanário de Flores da Cunha foi aprovado em 2021 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O processo engloba ações para correção das lesões do sistema construtivo em pedra, instalação de equipamentos contemporâneos para os sistemas elétricos e de iluminação, automação do relógio e do toque dos sinos, criação do Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas, nova cruz e nova acessibilidade ao pavimento térreo, além de cobertura e tratamento do entorno imediato.

Além das intervenções de conservação e qualificação do Campanário, o projeto também possui uma exposição no térreo, duas Oficinas de Fotografia e a publicação do livro “A História de um Gigante”, com o objetivo de valorizar e fomentar ações de salvaguarda deste material que preserva a forte religiosidade da cultura da imigração italiana no sul do Brasil e é patrimônio cultural de Flores da Cunha.

Algumas empresas patrocinaram o projeto. E a Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi, com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes , promoveu as obras de restauro.

 

Foto: Lucas Brito/Especial Leouve
Fotos: Juliano Douglas Dotto/ Especial Leouve
Foto: Lucas Brito
Foto: Lucas Brito
Foto: Lucas Brito
Foto: Lucas Brito
Fotos: Juliano Douglas Dotto/ Especial Leouve

Fonte: Prefeitura de Flores da Cunha
Fotos: Juliano Douglas Dotto/Especial Leouve

Lucas Brito

Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-graduação em Educação e Cultura (UERGS) e Jornalismo Cultural (UERJ)

Recent Posts

Monte Belo do Sul cria Liga Municipal de Bochas para fortalecer esporte tradicional

Entidade deve ser oficializada em breve, com objetivo de organizar campeonatos e incentivar a prática…

30 minutos ago

Confira o funcionamento dos serviços em Caxias do Sul no Dia do Trabalhador

Data tem alteração das atividades de alguns serviços essenciais no Município; não haverá coleta de…

32 minutos ago

Motociclista fica ferido em acidente no ‘Trevo da Santa’, em Farroupilha

Homem de 67 anos conduzia uma Honda 250R. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital…

1 hora ago

Família morre em colisão entre carro e caminhão na BR-386, em Soledade

Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…

2 horas ago

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

3 horas ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

3 horas ago

This website uses cookies.