Geral

Impulso do comércio garante crescimento de 3,8% da economia de Caxias do Sul em outubro

Com percentual positivo em comércio, indústria e serviços, a economia de Caxias do Sul cresceu 3,8% em outubro, na comparação com o mês anterior. A expansão foi alavancada a partir de uma surpresa positiva, conforme os especialistas: o comércio registrou desempenho de 8,4%. Os dados foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta terça-feira (5).

Na comparação mês a mês, recentemente o comércio passou por oscilações, com números tímidos e, inclusive, negativos. Segundo o assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, o impulso, conferido em outubro, pode ser atribuído a uma alta no ramo duro, capitaneada pelos materiais de construção (13,50%), materiais elétricos (11,81%) e implementos agrícolas (10,82%).

Além disso, o próprio Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, teve efeito acima do esperado.

“Surpreendeu até a nós, porque a venda do Dia das Crianças é bem focada. Presentes, algumas roupas, enfim. É uma data importante, mas, todavia, não seria um fator para uma expansão tão forte. O que puxou foi o impacto sobre os grandes itens que nós temos, os grandes grupos que nós temos no comércio. E todos eles, do setor de ramo duro, apresentaram expansão”, argumentou Mosár.

Já em relação ao mesmo período de 2022 os números são estáveis, com aumento de 0,36%, enquanto no acumulado do ano há incremento de 1,20%. No entanto, mesmo com a chegada do Natal, a passagem pela Black Friday e o pagamento do 13° salário, eventos que costumam aquecer as vendas, o economista projeta números não tão agradáveis para o segmento em novembro e dezembro.

“Nós esperávamos uma expansão maior na Black Friday, e isso não aconteceu. Some-se a isso o número de inadimplentes e o quadro atual. O estado de expectativa geral da economia não indica que as pessoas façam grandes gastos no final do ano, que é o mês de dezembro, nossa principal data. Então, isso nos põe em estado de alerta”, afirma o assessor de Economia e Estatística, que complementa que o lojista tem, inclusive, dificuldade para estimar a quantidade de estoque que vai comprar.

“É como areia, embaixo dos teus pés: a água vem e lava, e dali a pouco tu já ficou sem chão. Mas é lógico, a gente espera que o Natal dê uma ‘estilingada’, que a gente consiga manter essa expansão e que o comércio de Caxias consiga fechar, pelo menos, acima de 3%”, finaliza.

Os serviços foram o setor responsável pelo pior desempenho do mês, com 0,9% de alta em outubro sobre setembro. O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Caxias Tarciano Mélo Cardoso, observou que a indústria mostrou um crescimento expressivo, com 3,9%.

No acumulado do ano, ou seja, de janeiro a outubro, destaque para os serviços, com 21,3% de crescimento, mas a indústria tem queda de 3,2% no período. Cardoso acredita que, em 2023, a economia de Caxias do Sul deva fechar com crescimento entre 4% e 5%.

“Palavrinha mágica da economia”

Na análise do presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, o ano de 2023, para Caxias do Sul, foi positivo na economia de uma forma geral. Ele sustenta que o agronegócio, implementos rodoviários, equipamentos de transporte, peças e componentes automotivos são fatores que estão por trás do resultado favorável, ainda que a projeção, em nível nacional, fosse de “uma retração do PIB e até mesmo uma possível recessão”.

Entretanto, para 2024, Loro observa que há “algumas barreiras” que podem dificultar os negócios.

“Temos indicativo de um déficit muito grande, ou seja, déficit é sinônimo de desemprego, de recessão, de descontrole inflacionário, é algo que nós queremos distância. Nós esperamos racionalidade no controle do gasto público, na gestão das contas públicas. Isso vai gerar aquela palavrinha mágica da economia, que é a confiança“, destaca o presidente da CIC.

Segundo Loro, com confiança, “o empresário investe, produz , o consumidor consome, gerando mais produção, ou seja, é um círculo virtuoso que nós precisamos criar, mas que depende, repito, de confiança. Se a gente não criar essas bases de confiança, dificilmente nós vamos ter um ano de 2024 melhor do que 2023”.

 

Luca Roth

Recent Posts

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

49 minutos ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

1 hora ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

2 horas ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

2 horas ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

3 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

4 horas ago

This website uses cookies.