Foto por Samuel Maciel
Caxias do Sul vai ficar mais iluminada, mais segura e com economia para os cofres públicos. A prefeitura publicou nesta sexta-feira (31/3) o edital de licitação da parceria público-privada para um novo contrato de iluminação pública. O projeto contempla a implantação de luminárias de led nos cerca de 50 mil pontos existentes na cidade, além da valorização de parques, praças, monumentos e prédios públicos. O investimento será de R$ 125 milhões, em um prazo de 24 anos. O leilão para definir o parceiro do município será realizado dia 17 de maio, na Bolsa de Valores de São Paulo.
“É um momento histórico para Caxias do Sul. Será um contrato moderno e inovador, que conseguimos ofertar em parceria com BNDES e consultores por eles contratados. Além de uma cidade mais iluminada e mais segura para a população, vai trazer eficiência à gestão pública, com redução de mais de 50% da despesa do município em energia elétrica com um serviço de mais qualidade”, destaca o secretário de parcerias estratégicas, Maurício Batista da Silva.
O projeto foi iniciado em 2021 pelo Escritório de Parcerias. Em setembro de 2022, transformou-se em lei com a aprovação pela Câmara de Vereadores. A PPP da iluminação foi submetida a audiência pública, onde recebeu sugestões da população.
Os resultados dos estudos realizados demonstraram que a rede de Iluminação Pública de Caxias do Sul se caracteriza pela predominância de luminárias com tecnologias defasadas que geram um consumo de energia elétrica elevado e baixa eficiência luminosa.
Conforme Relatório de Diagnóstico Técnico da Rede de Iluminação Pública, elaborado pelo BNDES, de 49.264 pontos de iluminação pública analisados, 5,84% são em tecnologia LED. A modernização de todos os pontos deve ocorrer nos primeiros 15 meses de contrato. A poda da vegetação que afeta a iluminação pública ficará a cargo da empresa vencedora da licitação.
Último treino antes da partida será no CT do Avaí
Villasanti ficará fora dos treinos por tempo indeterminado
Torcedores com mensalidades em dia podem comprar até quatro ingressos com valor reduzido
Atletas ficam à disposição após preservação
Audiência foi realizada de forma semipresencial; próximas oitivas estão marcadas para 9 de junho
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou sua saída do cargo, após se reunir com…
This website uses cookies.