Geral

IFRS Campus Bento abre seleção para Mestrado em Viticultura e Enologia

Foi publicada a chamada para a seleção de estudantes para o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, ofertado gratuitamente no campi Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O curso é presencial, com duração máxima de 24 meses. Neste processo seletivo são ofertadas 20 vagas.

O ingresso de alunos será no primeiro semestre de 2022 e as inscrições serão recebidas no período de 3 a 17 de janeiro. O curso é gratuito, mas para concorrer a uma das vagas será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150,00. Os candidatos que têm renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 1.650,00 (1,5 salário mínimo nacional) por pessoa do grupo familiar podem solicitar isenção desse pagamento entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021.

Podem se inscrever os graduados em cursos de bacharelado ou de tecnologia, nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Agrárias, preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola. Os interessados devem ler as informações completas na chamada para seleção disponível no site do curso.

Na quinta-feira, dia 11 de novembro, será realizado um evento on-line de divulgação da chamada pública para o processo de seleção, com a participação dos pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos dois Institutos Federais, dos diretores-gerais dos campi Bento Gonçalves e Urupema e dos coordenadores do curso. A transmissão será pelo canal do Campus Bento no Youtube, com início às 19h.

Outra live acontecerá no dia 22 de novembro, no mesmo local e horário. Nessa ocasião, as coordenações do curso apresentarão orientações para elaboração do anteprojeto de pesquisa, documento exigido no processo seletivo.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE)
O PPGVE é um programa que atua em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. No primeiro momento a oferta se dará nos campi Bento Gonçalves do IFRS e Urupema do IFSC. Futuramente, poderá contar com outras instituições associadas. O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é o primeiro na área aprovado no Brasil. Vinculado à área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está estruturado em duas linhas de pesquisa, as quais trabalham os principais conhecimentos da área de forma transversal: Tecnologias em Viticultura e Enologia e Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura. O curso tem como objetivo propiciar aos profissionais que atuam no setor vitivinícola aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas relacionados à área. Esse trabalho deve resultar em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.

Patricia Larentis

Recent Posts

Como usar manjericão e outras plantas para espantar formigas sem veneno

Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…

3 horas ago

Grêmio empata com o Atlético Grau e perde chance de assumir a liderança na Sul-Americana

Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena

3 horas ago

Sai pra lá, mosquito! Como preparar um repelente natural poderoso

Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…

4 horas ago

RS recebe mais de 58 mil doses de vacina contra a dengue

A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença

4 horas ago

Sancionada lei que obriga cirurgia de lábio leporino pelo SUS

Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil

5 horas ago

Caxias In Vino para celebrar o Dia Estadual do Vinho

O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…

5 horas ago

This website uses cookies.