Geral

Idosa é amarrada na cama durante atendimento na Upa Central de Caxias do Sul

No dia 03 de outubro, uma idosa de 84 anos buscou atendimento na Upa Central de Caxias do Sul. De acordo com familiares, a mulher sofria com problemas respiratórios, além de problemas crônicos no rim e pressão alta.

Ao buscar atendimento na unidade, a idosa alterou-se pela demora no atendimento, desejando ir embora já que ela não recebia a medicação para amenizar a dor que sentia. Diante disso, segundo o boletim de ocorrência registrado pela família, ela foi ofendida verbalmente e amarrada na cama.

O filho da idosa, relatou ainda, que na data com a ajuda de uma enfermeira, a mãe relatou as agressões, as quais foram escritas em uma ata, para ser encaminhado a São Paulo, até a central do InSaúde. De inicio a família não teve acesso a este documento assinado, somente após algumas horas o filho conseguiu ler o relato da mãe.

Atualmente, a idosa foi transferida para o Hospital Virvi Ramos para o devido atendimento. Os familiares realizaram um boletim de ocorrência dos maus-tratos e vão buscar explicações com o apoio da justiça, já que na visão deles os procedimentos adotados foram incorretos. A Polícia Civil está investigando o fato.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Caxias do Sul, a qual enviou a seguinte nota de esclarecimento.

“A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que solicitou ao Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), responsável pela administração da UPA Central, esclarecimentos sobre o atendimento prestado à paciente. O Instituto respondeu que a paciente foi acomodada em leito durante todo o seu atendimento e que foi necessária a contenção mecânica até que os medicamentos fizessem efeito. À Secretaria da Saúde, o InSaúde negou que a paciente tenha sido acomodada em poltrona ou destratada verbalmente. O Instituto afirmou que mesmo sem confirmação do ocorrido houve advertência verbal e reorientação da equipe, e que a própria paciente assinou uma autorização para registro da queixa pois o acompanhante não pôde comparecer. A Secretaria Municipal da Saúde acrescenta, contudo, que vai apurar cuidadosamente os fatos para que as providências necessárias sejam tomadas. A SMS reafirma sua postura de respeito à saúde e contrária a quaisquer condutas de maus-tratos contra qualquer pessoa, seja idosa ou não.”

Redação Leouve

Recent Posts

1º de Maio será de tempo firme e temperatura agradável no RS

Maio deve ter chuva abaixo da média, segundo a MetSul

11 minutos ago

Sepultamentos de quarta (27) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

41 minutos ago

Cozinha Viva: Frango à parmegiana

Frango à parmegiana crocante com molho de tomate, queijo derretido e manjericão. Uma receita irresistível…

41 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 01 de maio

Hoje é o Dia Mundial do TrabalhoO santo do dia é São José Operário. A…

1 hora ago

Em jogo de duas viradas, Grêmio perde para o CSA na Copa do Brasil

Tricolor sucumbiu nos minutos finais e foi derrotado por 3 a 2, no Rei Pelé

7 horas ago

O que significa encontrar um teiú no jardim e como espantar com segurança

Você está cuidando das plantas, varrendo o quintal ou regando o jardim, e de repente…

7 horas ago

This website uses cookies.