Geral

Hospital Pompéia pede revisão de clausula contratual para reorganização financeira em Caxias do Sul

O vereador Rafael Bueno, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, anunciou em entrevista ao Portal Leouve, a possibilidade de encerramento de contratos entre a prefeitura e o Hospital Pompéia. Segundo Bueno a falta de diálogo e a crise financeira da unidade estão tornando-se fatores agravantes para a saúde.

A diretora superintendente geral do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, confirmou a informação. Ela explica que o Hospital Pompéia é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com base na filantropia. Por conta disso, respeita uma lei federal, a qual diz que tem que destinar 60% dos serviços ao meio público.

Porém, no contrato com a prefeitura caxiense, não são destinados 60% dos serviços e sim a Secretaria Municipal de Saúde, tem gestão de 60% dos leitos hospitalares. Lara comenta que é essa revisão contratual que o Hospital Pompéia deseja.

“Tudo que nós estamos buscando é um denominador comum, isso eu gostaria de salientar, ratificado a posição do hospital que é continuar atendendo esta população, mais e melhor, é por isso, que estamos nessa negociação com a prefeitura para que a gente possa ter saúde financeira suficiente, atendendo mais convênios e isso não significa dizer que haverá um detrimento com a saúde pública, existe um contrato do hospital com a prefeitura, onde diz exatamente o que a gente precisa realizar mensalmente cirurgias, consultas, exames, de procedimentos de tratamento e nós vamos permanecer igual nesse contrato. O que nós estamos querendo é simplesmente a supressão de uma clausula onde a secretaria intervem sobre a gestão de 60% dos leitos do hospital.”

Atualmente, o hospital e a prefeitura tem dois contratos. Um é sobre a produção, tudo que o hospital produz referente ao SUS de Caxias, ele recebe da prefeitura, com base na tabela SUS, a qual, na visão de Lara está defasada. Por conta disso, o segundo contrato é uma suplementação para diminuir os déficits da tabela. O convenio entre as entidades é de R$1 milhão 871 mil.

Este contrato acaba na metade de 2022, mas a prefeitura já entrou em contato com a direção do hospital para a renovação deste. Principalmente, porque a unidade receberá um aporte do Governo do Estado por meio de um programa. A diretora acredita que há tempo hábil para que as entidades definam o contrato e consigam fazer a renovação. Por isso, a possibilidade de encerramento de contratos não é visualizada por Lara.

No final da tarde desta terça-feira (30), houve uma reunião entre vereadores e a prefeitura de Caxias para intermediar a situação. Rafael Bueno destacou que o encontro foi tenso e preocupante. O presidente da comissão relatou que a situação está complicada pois estão sendo tratadas vidas e não apenas números, por isso, ele está aflito com o rumo que as coisas estão tomando. “Não podemos deixar que a população fique desassistida neste ponto da pandemia, ainda mais por um hospital que é referência no atendimento de SUS”.

Nesta quinta-feira (2) a comissão vai liderar uma reunião com as mantenedoras do Hospital Pompéia, a mitra diocesana e o Pio sodalício e também com a superintendência do Hospital, para mostrar os números da unidade.

Paula Brunetto

Recent Posts

Monte Belo do Sul cria Liga Municipal de Bochas para fortalecer esporte tradicional

Entidade deve ser oficializada em breve, com objetivo de organizar campeonatos e incentivar a prática…

14 minutos ago

Confira o funcionamento dos serviços em Caxias do Sul no Dia do Trabalhador

Data tem alteração das atividades de alguns serviços essenciais no Município; não haverá coleta de…

16 minutos ago

Motociclista fica ferido em acidente no ‘Trevo da Santa’, em Farroupilha

Homem de 67 anos conduzia uma Honda 250R. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital…

49 minutos ago

Família morre em colisão entre carro e caminhão na BR-386, em Soledade

Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…

2 horas ago

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

3 horas ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

3 horas ago

This website uses cookies.