Geral

Hospitais da Serra terão mais de R$ 14 milhões de incremento do Governo do Estado

Após dois anos e meio de estudos técnicos para padronizar e tornar mais transparentes e justos os critérios de distribuição de incentivos hospitalares, foi lançado, nesta semana, o programa Assistir do Governo do Rio Grande do Sul, que irá equacionar os valores repassados pelo Governo gaúcho.

De acordo com a deputada estadual Fran Somensi, que participou do lançamento, os hospitais da Serra terão incremento de mais de R$ 14 milhões anuais oriundos do Estado pela contratação de novos serviços ou adequações nos serviços já prestados, mas que não recebiam o valor equivalente.

“Desde que começamos o mandato temos recebido esta demanda das casas de saúde e repassado ao governo do Estado, que por sua vez, vinha fazendo um estudo técnico sobre as operações pactuadas junto aos municípios e hospitais. Muitos desses hospitais ofereciam o serviço e não recebiam a parte referente ao Governo Estadual, ou recebiam a menos, isso é um problema antigo, que vinha se arrastando desde o governo Tarço (2011-2015), mas que agora teremos um grande avanço e incrementos aos Hospitais que mais prestam serviços à população”, explica.

De acordo com o governo, no Rio Grande do Sul, dos 218 hospitais aptos a receberem incentivos estaduais por se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelo “Assistir”, 162 terão acréscimo nos recursos com o novo programa. Além disso, passam a integrar o sistema mais 12 hospitais localizados nas macrorregiões Norte, Serra Missioneira, Metropolitana e Centro-Oeste, que não recebiam nenhum incentivo estadual. Os hospitais estão sendo comunicados oficialmente dos ajustes programados pelo novo programa.

Transição

Haverá um período de transição entre o pagamento dos repasses a partir da definição atual até a adoção total dos critérios previstos pelo programa Assistir. A aplicação começa com a competência de setembro de 2021 e se encerrará na competência de junho de 2022, quando já estará implantado o programa na totalidade.

Cristiano Lemos

Recent Posts

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

3 minutos ago

Dia do Trabalho: Confira o funcionamento dos serviços essenciais no feriado em Bento Gonçalves

Atendimentos de urgência seguem normalmente nos dias 1º e 2 de maio; coleta de lixo…

22 minutos ago

Motociclista fica ferido após colisão com Kombi em Bento Gonçalves

Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…

1 hora ago

Obra na ERS-122 causa congestionamento em Farroupilha

Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…

2 horas ago

Justiça barra desconto de cinco anos em folha dos servidores de Bento Gonçalves

Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…

2 horas ago

Acidente na Rota do Sol deixa um ferido e trânsito lento em Caxias do Sul

Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…

3 horas ago

This website uses cookies.