Geral

Histórica casa de pedra é inaugurada após restauro, em Garibaldi

Após 10 meses de restauração foi inaugurada na última sexta-feira (29) a Casa de Pedra – Família Cercato, em Garibaldi. A edificação residencial data de 1880 e é patrimônio histórico tombado pelo município. A casa, localizada no bairro Borghetto, conta com 97 metros quadrados de área construída.

A edificação foi morada de João Baptista Cercato, vindo da região do Veneto na Itália, e permaneceu sendo berço da história dos descendentes que ficaram na propriedade dedicando-se à agricultura, principalmente no cultivo de parreirais. O tempo passou e as lembranças pediram passagem para continuar a fazer história, agora, no Memorial da Casa da Família Cercato, conforme conta o enólogo  Vinicius Bortolini Cercato.

“Nossa ideia sempre foi preservar. Sabíamos da importância da casa e o valor do patrimônio. Por se tratar de uma casa de pedra, difícil de ainda encontrarmos em boas condições, decidimos que era o nosso dever preservá-la. Buscamos todos os mecanismo possíveis e encontramos na LIC uma oportunidade. Assim, restauramos com a ajuda de patrocinadores e hoje o resultado é a casa restaurada, com muita vida”, explica.

O processo minucioso, conduzido pelos arquitetos Lucas Volpatto e Patrícia Pasini, foi marcado parcialmente pelo uso de técnicas vernáculas, em especial para a estabilização das paredes.

“Evidentemente, utilizamos recursos contemporâneos em diversas situações, como a inserção de uma subcobertura que dará maior longevidade a intervenção e maior estanqueidade ao telhado, no entanto, o uso de argamassa de barro, mucilagem vegetal e cal para a estabilização da mais que centenária alvenaria de pedra é o que mais se destaca. Utilizamos uma técnica muito utilizada na Itália e na Espanha para alvenarias de pedra, o reembrechamento. Tivemos que tratar a pedra antes de tudo, inclusive remontamos um trecho de uma parede que estava muito comprometido“.

(Foto: Jadenir Ribeito/ Grupo RSCOM)
(Foto: Jadenir Ribeito/ Grupo RSCOM)
(Foto: Jadenir Ribeito/ Grupo RSCOM)

A obra incluiu restauração do telhado, com a troca de madeiras deterioradas e limpeza das telhas e a recuperação de esquadrias, elétrica e hidráulica, soalho, além da instalação do deck de contemplação e as rampas de acessibilidade.

Na oportunidade, o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, ressaltou que o restauro da Casa Cercato simboliza a importância da valorização da história da cidade e da imigração italiana na região. “Levantaremos sempre nossa voz em defesa da preservação, da cultura e do patrimônio histórico”, defendeu. O evento também contou com a presença da Secretaria da Cultura do RS Beatriz Araujo.

Agora, a casa passa a abrigar o Memorial da Casa da Família Cercato, com fotos e objetos que remetem à trajetória da família e da imigração italiana no RS. No local, haverá também um espaço enograstronômico, com a abertura de uma osteria para degustação de vinhos e espumantes.

Lilian Donadelli

Recent Posts

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

9 minutos ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

1 hora ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

2 horas ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

2 horas ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

3 horas ago

This website uses cookies.