Na noite desta segunda-feira (26), a Guarda Municipal durante patrulhamento preventivo flagrou uma criança dirigindo, na companhia de um adolescente. O fato aconteceu por volta das 21h, no bairro Barcelos, em Vacaria.
Conforme os guardas, durante serviço, se depararam com um veículo trafegando na contramão. Ao se aproximar do veículo, o mesmo quase colidiu frontalmente com a viatura levando os guardas a sair da via para impedir a colisão.
Em abordagem, constataram que o condutor se tratava de uma criança de 11 anos, junto a ele estava seu irmão de 16 anos. Indagados sobre a condução do veículo, ambos disseram que tinham a permissão do proprietário para trafegarem pelo bairro.
Diante dos fatos a responsável pelos menores foi localizada e conduzida à Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
Entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada configura crime de trânsito e a pena varia de seis meses a um ano de detenção ou multa, o ato de permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada e que não estejam em condições de conduzir com segurança, constitui crime, sendo isso um agravante se o veículo for confiado a criança ou adolescente.
Além de infringir a legislação, a situação coloca os munícipes em risco, além é claro, da integridade da própria criança.