Os números referentes ao primeiro semestre de 2022, são os registros das diversas atividades, que são desenvolvidas pela instituição. Os dados operacionais são os registrados pelo Centro de Comando de
Tecnologias e Operações (CCTO), por meio das chamadas de emergência do telefone da Guarda Municipal 153, que foram compilados.
Os números divulgados foram de 91 pessoas foram conduzidas para a
Delegacia de Polícia; sete foragidos foram recpaturados; cinco armas de fogo apreendidas; 1.082 veículos abordados; 9.689 atendimentos telefonicos; 23.544 rondas realizadas; 167 rondas em escolas; 158 operações integradas; 5.293 ações orientativas e preventivas; 1.137 ações de fiscalização em áreas públicas; 12.548 ações de patrulha ambiental; 21 apoios em ocorrência de Maria da Penha; 265 apoios ao Samu e 22 apoios a oficiais de justiça.
O comandante da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulman, relata que teve aumento significativo de ações realziadas em comparação com o mesmo período de 2021. Sendo 47% de aumento de condução de pessoas para a delegacia. A Guarda atendeu neste semestre, segundo Kulman, em sua maioria crimes contra patrimônio público, como furtos de hidrometros, fios e queimas de contêiner.
A Guarda Municipal realiza diuturnamente segurança nos prédios, praças, parques, bacias de captação de águas, escolas, unidades de saúde básica, entre outros do patrimônio público, devem ser preservados e cuidados para manutenção da história e beleza da cidade, além dos serviços prestados à sociedade, como essa ação cultural.
Telefone de emergência da Guarda Municipal: 153