Bom dia, boa tarde ou boa noite, primeiramente, caros leitores do Portal Leouve.
Nessa semana, eu, Mateus Scussel, irei comentar um pouco sobre uma sigla esportiva, também, alemã que é um pouco menos conhecida, mas tão divertida quanto a GTI. Como muitos sabemos o Opala teve e tem até os dias atuais uma legião de fãs (incluindo essa pessoa que vos fala) e também sabemos que o nosso querido Opala é baseado em um modelo europeu da Opel(Marca que a Chevrolet utilizou para rebatizar muitos modelos por aqui no Brasil) , neste caso o Opel Commodore lançado em 1967, que foi a versão mais requintada do Opel Rekord C. No mesmo ano a Opel lançou um modelo esportivo do Commodore, chamada de Grand Sport (GS) e alguns anos após passou se chamar GS/E (no caso esse “E” é de Eispritz ou em tradução direta do alemão Injeção).
No ano de 1984 a Opel decidiu trocar a sigla GS/E por GSI (Grand Sport Injection) aonde o primeiro veículo que foi adotado a nova sigla foi o Opel Manta B, que era um derivado do Opel Ascona B (para muitos que não sabem a Opel utiliza o alfabeto para descrever as gerações dos seus veículos, sendo A, B,C,…). A sigla também foi adotada pelo Opel Kadett E (Modelo conhecido por aqui, falo dele daqui a pouco) em 1984. GSI foi utilizada em vários modelos da marca por vários anos, esses modelos foram as duas primeiras gerações do Vectra (A e B), a duas primeiras gerações do Astra e até mesmo o Corsa desde sua primeira geração até a atual sai de fábrica com a sigla GSI. Alguns modelos dos Grand Sport Injection (GSI) utilizaram um motor 2.0 16v de 150Hp, quem também era conhecido pelo nome de C20XE e entre os fãs da Opel é considerado um dos melhores motores da marca.
No Brasil, tivemos muito poucos modelos que utilizaram a sigla alemã nas versões esportivas, eles foram o Corsa(1994) de primeira geração por aqui (Segunda na Europa), o Vectra A(1991)(Conhecido como Vauxhall Cavalier no Reino Unido), Astra GSI(Facelift da Segunda Geração lançado em 2003) e o Kadett, que foi lançado em 1989, inicialmente sendo introduzido ao mercado com GS, pois era carburado e em 1991 passou a ser GSI, pois recebeu a injeção eletrônica multiponto. O kadett e o Vectra (Juntamente do Monza e o Omega) saíram de fábrica com um dos itens, que ao meu ver na época era demais, o painel digital. Infelizmente aqui por terra brasileiras não tivemos as versões mais radicais desses carros, aonde o Kadett GSI saia de fábrica com o C20XE com 150Hp, o Vectra A GSI na Europa teve uma versão que, podemos dizer, bem mais apimentada, aonde saída de fábrica com um motor 2.0 16v turbo de 204Hp, 4X4 e velocidade final de 240 Km/h, aonde em 1991, para um sedan eram números bastante interessantes.
Nos dias atuais a sigla GSI ainda é usada no Corsa D (esse não tivemos no mercado brasileiro) que foi lançado em 2007, porém agora ela é utilizada para esportivos mais acessíveis, já que desde 1997 a Opel utiliza nas suas versões mais agressivas a sigla OPC (Opel Performance Center, mas essa deixamos para um próximo post), mas no caso do Corsa D GSI, ele saiu com uma mecânica 1.6 16V Turbo de 150 Hp. Em 2018 a Opel apresentou o Corsa E GSI que sobre o capo vinha um 1.4 16V Turbo de 150Hp. Outro modelo que ganhos a sigla GSI na Europa, foi o Opel Insignia, que sai com duas versões, 2.0 16v Turbo de 260Hp a gasolina e outra de 2.0 16V Biturbo à diesel de 210Hp.
Em 2017 a Opel e sua subsidiária no Reino Unido a Vauxhall, deixam de pertencer ao grupo GM (General Motors), aonde pertenciam ao grupo desde 1929, e passaram a integrar ao Grupo PSA (Peugeot e Citroen). Até o momento as Siglas GSI e OPC continuam na linha de produção e há boatos de que algum dia a Opel seja trazida ao Brasil (Já que a mesma é oferecida em alguns países da America do Sul). Se um dia houver a possibilidade da Opel desembarcar aqui pelas terras brasileiras, seria bastante interessante ver as versões GSI e OPC rodando novamente por aqui em versões novas como era a 20, 30 ou 40 anos atrás.
Na próxima semana irei focar nas versões mais extremas dos Opels, os OPC, aonde contarei um pouco mais sobre os modelos lançados e mostrando como uma empresa pode apostar em vários nichos transformando carros populares em esportivos divertidos. Abraço todos os leitores e obrigado pelo espaço cedido Leouve para falar sobre esse monte de ferro com borracha que fazem a felicidade de muita gente. Tenham todos uma ótima semana.
Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…
Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…
População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi
Horóscopo para sábado: veja o que o dia 3 de maio reserva para o amor,…
Evento terá missa, encontro de catequese e almoço festivo, além de marcar a última edição…
Descubra por que gatos acordam os donos de madrugada e veja dicas práticas para evitar…
This website uses cookies.