Geral

GS, GS/E e GSI: Os esportivos alemães pouco conhecidos

Bom dia, boa tarde ou boa noite, primeiramente, caros leitores do Portal Leouve.

Nessa semana, eu, Mateus Scussel, irei comentar um pouco sobre uma sigla esportiva, também, alemã que é um pouco menos conhecida, mas tão divertida quanto a GTI. Como muitos sabemos o Opala teve e tem até os dias atuais uma legião de fãs (incluindo essa pessoa que vos fala) e também sabemos que o nosso querido Opala é baseado em um modelo europeu da Opel(Marca que a Chevrolet utilizou para rebatizar muitos modelos por aqui no Brasil) , neste caso o Opel Commodore lançado em 1967, que foi a versão mais requintada do Opel Rekord C. No mesmo ano a Opel lançou um modelo esportivo do Commodore, chamada de Grand Sport (GS) e alguns anos após passou se chamar GS/E (no caso esse “E” é de Eispritz ou em tradução direta do alemão Injeção).

No ano de 1984 a Opel decidiu trocar a sigla GS/E por GSI (Grand Sport Injection) aonde o primeiro veículo que foi adotado a nova sigla foi o Opel Manta B, que era um derivado do Opel Ascona B (para muitos que não sabem a Opel utiliza o alfabeto para descrever as gerações dos seus veículos, sendo A, B,C,…). A sigla também foi adotada pelo Opel Kadett E (Modelo conhecido por aqui, falo dele daqui a pouco) em 1984. GSI foi utilizada em vários modelos da marca por vários anos, esses modelos foram as duas primeiras gerações do Vectra (A e B), a duas primeiras gerações do Astra e até mesmo o Corsa desde sua primeira geração até a atual sai de fábrica com a sigla GSI. Alguns modelos dos Grand Sport Injection (GSI) utilizaram um motor 2.0 16v de 150Hp, quem também era conhecido pelo nome de C20XE e entre os fãs da Opel é considerado um dos melhores motores da marca.

Opel Manta GS/E (ou GSI), o primeiro carro a ter a sigla

No Brasil, tivemos muito poucos modelos que utilizaram a sigla alemã nas versões esportivas, eles foram o Corsa(1994) de primeira geração por aqui (Segunda na Europa), o Vectra A(1991)(Conhecido como Vauxhall Cavalier no Reino Unido), Astra GSI(Facelift da Segunda Geração lançado em 2003) e o Kadett, que foi lançado em 1989, inicialmente sendo introduzido ao mercado com GS, pois era carburado e em 1991 passou a ser GSI, pois recebeu a injeção eletrônica multiponto. O kadett e o Vectra (Juntamente do Monza e o Omega) saíram de fábrica com um dos itens, que ao meu ver na época era demais, o painel digital. Infelizmente aqui por terra brasileiras não tivemos as versões mais radicais desses carros, aonde o Kadett GSI saia de fábrica com o C20XE com 150Hp, o Vectra A GSI na Europa teve uma versão que, podemos dizer, bem mais apimentada, aonde saída de fábrica com um motor 2.0 16v turbo de 204Hp, 4X4 e velocidade final de 240 Km/h, aonde em 1991, para um sedan eram números bastante interessantes.

Nos dias atuais a sigla GSI ainda é usada no Corsa D (esse não tivemos no mercado brasileiro) que foi lançado em 2007, porém agora ela é utilizada para esportivos mais acessíveis, já que desde 1997 a Opel utiliza nas suas versões mais agressivas a sigla OPC (Opel Performance Center, mas essa deixamos para um próximo post), mas no caso do Corsa D GSI, ele saiu com uma mecânica 1.6 16V Turbo de 150 Hp. Em 2018 a Opel apresentou o Corsa E GSI que sobre o capo vinha um 1.4 16V Turbo de 150Hp. Outro modelo que ganhos a sigla GSI na Europa, foi o Opel Insignia, que sai com duas versões, 2.0 16v Turbo de 260Hp a gasolina e outra de 2.0 16V Biturbo à diesel de 210Hp.

Opel Corsa D GSI

Em 2017 a Opel e sua subsidiária no Reino Unido a Vauxhall, deixam de pertencer ao grupo GM (General Motors), aonde pertenciam ao grupo desde 1929, e passaram a integrar ao Grupo PSA (Peugeot e Citroen). Até o momento as Siglas GSI e OPC continuam na linha de produção e há boatos de que algum dia a Opel seja trazida ao Brasil (Já que a mesma é oferecida em alguns países da America do Sul). Se um dia houver a possibilidade da Opel desembarcar aqui pelas terras brasileiras, seria bastante interessante ver as versões GSI e OPC rodando novamente por aqui em versões novas como era a 20, 30 ou 40 anos atrás.

Na próxima semana irei focar nas versões mais extremas dos Opels, os OPC, aonde contarei um pouco mais sobre os modelos lançados e mostrando como uma empresa pode apostar em vários nichos transformando carros populares em esportivos divertidos. Abraço todos os leitores e obrigado pelo espaço cedido Leouve para falar sobre esse monte de ferro com borracha que fazem a felicidade de muita gente. Tenham todos uma ótima semana.

Redação Leouve

Recent Posts

Farroupilha recebe prova inédita de kart com 4 horas de duração neste sábado (3)

Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…

44 minutos ago

Profissionais da Educação Infantil farão paralisação em Caxias do Sul na segunda-feira (5)

Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…

1 hora ago

Vazamento de água há mais de 15 dias revolta moradores em Bento Gonçalves

População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi

2 horas ago

Horóscopo para sábado, 3 de maio: Lua em Câncer vem com avanços emocionais e reencontros inesperados

Horóscopo para sábado: veja o que o dia 3 de maio reserva para o amor,…

3 horas ago

Festa das Capelinhas celebra fé e tradição italiana em Pinto Bandeira neste domingo (4)

Evento terá missa, encontro de catequese e almoço festivo, além de marcar a última edição…

3 horas ago

Por que alguns gatos gostam de acordar os donos de madrugada

Descubra por que gatos acordam os donos de madrugada e veja dicas práticas para evitar…

3 horas ago

This website uses cookies.