Eleições

Grupo RSCOM: Deputado estadual, Guilherme Pasin, fala da educação na Serra Gaúcha


O Grupo RSCOM está conversando com os deputados eleitos pela Serra Gaúcha. Nesta primeira semana após as eleições, o deputado estadual eleito Guilherme Pasin (PP), participou do programa Sem Nome, no dia 07 de outubro, sexta-feira.

O ex-prefeito de Bento Gonçalves recebeu 57.922 votos nesta última eleição. Ele iniciou o programa agradecendo essa confiança. Pasin salientou que foram 22 meses de campanha, visitando diversos municípios gaúchos destes, em 334 teve votação e em 160 deles, teve grupo de pessoas fazendo campanha. Por isso, ele acredita que uma cidade sozinha não elege deputado, um candidato precisa passar por todo o estado para ser conhecido.

Guilherme Pasin explicou que não adianta um deputado estadual receber apenas a quantidade de votos necessários para a eleição. Na visão dele, quanto mais votos, mais representatividade o eleito terá na Assembléia. Ele foi o terceiro da bancada, o 17º mais votado entre os 830 candidatos, permitindo que ele tenha mais direito a fala e pautas ao longo da gestão.

Pasim avaliou como positiva a participação de Luiz Carlos Heinze, companheiro de partido, nas eleições para o cargo de Governador do Estado. Heinze, segundo o entrevistado, cumpriu seu papel de abrir portas para a legenda. Nesta eleição sete deputados foram eleitos.

Há cerca de 22 anos não havia um deputado eleito, representando Bento Gonçalves, por isso, Guilherme acredita que há muitas demandas represadas. Dentre as destacadas por ele, está tornar a cadeia da uva e vinho mais atrativa. O objetivo de Pasin será colocar a fruta com os mesmos benefícios dos grãos, para os produtores terem mais lucros e diminuir a tributação para a comercialização do vinho. O vinho, segundo ele, deve voltar a ser considerado no quadro dos alimentos. Ainda, terá como pautas “consertar” a concessão das rodovias e os problemas relacionados a saúde pública na Serra Gaúcha.

Um dos principais pontos destacados pelo deputado estadual eleito, Guilherme Pasin, foi a educação. Pasin defende que os municípios devem assumir as escolas estaduais, para dar continuidade ao ensino de qualidade que é entregue no âmbito fundamental.  Além da valorização a profissionalização dos adolescentes. Ele acredita que aluno precisa reprovar sim, caso não tenha atingido a meta, pois é um sinal que não aprendeu a matéria e precisa repetir para entender o que os professores passam.

Durante a entrevista Pasin também falou sobre o Vale dos Vinhedos em Bento, na visão dele, basta-se cumprir a legislação e encontrar um equilíbrio para a resolução das questões. Ele comentou também o seu posicionamento para as eleições de segundo turno.

Confira aqui a entrevista completa com Guilherme Pasin: Facebook Portal Leouve