Geral

Governo gaúcho revela que 85% das empresas atingidas pelas chuvas não tinham seguro

Um levantamento parcial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (Sedec) revela uma realidade preocupante para a maioria das empresas atingidas pelas recentes chuvas: a ausência de seguro. Conforme os dados, impressionantes 85% das empresas afetadas não contavam com nenhum tipo de seguro contra perdas ou danos.

Entre os dias 15 e 29 de maio, o Gabinete de Apoio ao Empreendedor do Sedec registrou o preenchimento de um formulário de danos por parte de 15,2 mil empresas. Os números demonstram um cenário onde os pequenos negócios foram os mais duramente atingidos, com 36,5% das empresas enquadradas como microempresas.

Além disso, o levantamento revela que 26% são Microempreendedores Individuais (MEI) e 23% são empresas de pequeno porte. Mais de 9 mil empresas relataram um forte impacto causado pelas enchentes, com cerca de 5.600 ainda sem operar.

Apesar da magnitude desses números, o levantamento da Sedec ainda é parcial, visando quantificar as perdas para orientar a implementação de um plano de ação mais eficaz para auxiliar os negócios afetados.

Ernani Polo, secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, enfatizou a importância da participação massiva das empresas afetadas para uma compreensão mais precisa dos prejuízos, crucial para a formulação de linhas de crédito adequadas a cada perfil empresarial.

Desafios

A pesquisa aponta que o bloqueio das vias se destaca como um dos principais obstáculos para as empresas dos setores de comércio, indústria e serviços, que enfrentam dificuldades para escoar ou adquirir produtos.

Metade das empresas industriais relata um escoamento grave de seus produtos, enquanto 56% do setor de serviços identificam os danos as vias como principal impacto.

No setor agropecuário, as principais consequências foram as perdas na produção e danos à infraestrutura, evidenciando os múltiplos desafios enfrentados pelas empresas frente às intempéries climáticas.

*Via O Sul

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Concessionária terá que indenizar motociclista por acidente com cachorro em rodovia do RS

O valor da indenização terá atualização monetária e acréscimo de juros. O fato ocorreu em…

6 minutos ago

Em ocorrência de perturbação do sossego e disparo de arma de fogo, homem é preso em Caxias do Sul

No início da madrugada, homem de 32 anos foi preso por porte ilegal de arma…

36 minutos ago

Homem é preso com haxixe e tijolos de maconha em Bento Gonçalves

Foram localizadas 45 porções de haxixe, quatro porções de maconha, dois tijolos de maconha, além…

1 hora ago

Acidente com tombamento de carreta deixa feridos na ERS-122, em Ipê

Os dois caminhoneiros, feridos, foram levados ao hospital de Antônio Prado. Não tem previsão para…

1 hora ago

Traficante é preso com quase meio quilo de cocaína em Caxias do Sul

Foram apreendidas, ainda, 22 munições e uma pistola de pressão em ação no bairro Cruzeiro

2 horas ago

Homem morre em colisão frontal na BR-470, em Bento Gonçalves

Acidente envolveu uma VW/Saveiro e um caminhão. Vitima ainda não foi identificada.

2 horas ago

This website uses cookies.