Geral

Governador lamenta morte de jovem em São Gabriel e promete investigação exaustiva

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), lamentou o desfecho do jovem Gabriel Marques Cavalheiros, de 18 anos, encontrado morto em São Gabriel. Ele estava desaparecido na cidade após uma abordagem de três policiais militares e o seu corpo foi localizado, na tarde dessa sexta-feira, em um açude na localidade de Lava Pés.

“Venho aqui trazer a minha irrestrita solidariedade aos familiares do jovem. Desde o momento do seu desaparecimento, estou acompanhando diuturnamente este caso”, afirmou. A Corregedoria-Geral da Brigada Militar cumpriu o mandado de prisão preventiva e de recolhimento dos celulares dos três policiais militares que estariam envolvidos na abordagem a Gabriel.

Segundo Ranolfo Vieira Júnior, após a prisão dos agentes, a expectativa é que os trabalhos por parte do governo do Estado continuem intensificados para a elucidação dos fatos. “(Agora) segue a investigação de maneira exaustiva para que se apure efetivamente o que aconteceu no momento daquela abordagem”, destacou. “Nós temos a viatura que já foi apreendida e periciada, as armas utilizadas pelos policiais também estão apreendidas e serão submetidas a perícia. Foram apreendidos os celulares que eles utilizaram”, acrescentou.

O governador ressaltou a importância da investigação para averiguar se os policiais militares estariam envolvidos na morte do jovem. Apesar do caso, Ranolfo Vieira Júnior destacou que a Brigada Militar é uma força de segurança confiável.

Os PMs em questão, um sargento e dois soldados, tinham 16 anos, 15 anos e 6 anos de serviços da corporação, respectivamente, e foram classificados como policiais “experientes”. Em coletiva de imprensa concedida no fim da sexta-feira, o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, o coronel da reserva Vanius Cesar Santarosa, o corregedor geral da Brigada Militar, Vladimir Luis Silva da Rosa, e o comandante geral da instituição, coronel Claudio dos Santos Feoli, admitiram que houve erro de procedimento padrão por parte dos agentes.

Trabalho em conjunto de investigação

A corregedoria despachou três equipes especializadas para acompanhar a apuração dos fatos. O trabalho foi feito em conjunto com todos os agentes liberados pela Secretaria de Segurança Estadual, como Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, helicópteros e outros equipamentos para a busca. Hoje a investigação é coletiva, junto à Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), além do controle dos órgãos externos.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul terá troféu dos 150 anos da imigração italiana

Ele vai premiar a amostra de maior pontuação nas categorias de produtos engarrafados; data relembra…

33 minutos ago

Farroupilha recebe prova inédita de kart com 4 horas de duração neste sábado (3)

Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…

2 horas ago

Profissionais da Educação Infantil farão paralisação em Caxias do Sul na segunda-feira (5)

Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…

2 horas ago

Vazamento de água há mais de 15 dias revolta moradores em Bento Gonçalves

População cobra agilidade da Corsan para resolver desperdício na rua Angelo Antonio Rizzi

3 horas ago

Horóscopo para sábado, 3 de maio: Lua em Câncer vem com avanços emocionais e reencontros inesperados

Horóscopo para sábado: veja o que o dia 3 de maio reserva para o amor,…

3 horas ago

Festa das Capelinhas celebra fé e tradição italiana em Pinto Bandeira neste domingo (4)

Evento terá missa, encontro de catequese e almoço festivo, além de marcar a última edição…

3 horas ago

This website uses cookies.