Foto: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Na tarde desta terça-feira (17), nos Pavilhões da Festa da Uva ocorreu a solenidade de abertura da 29ª edição da Feira de Inovação Industrial – Mercopar. Estiveram presentes autoridades municipais, como o prefeito Flávio Cassina, vereadores e secretários municipais; os presidentes a nível nacional e municipal das entidades organizadoras: Fiergs e Sebrae; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além de prefeitos de outras cidades e demais lideranças empresariais.
O evento ocorreu dentro de um estande denominado “Arena Mercopar”, no espaço dentre os discursos, esteve o prefeito Flávio Cassina, agradecendo a presença do governador e demais lideranças. De acordo com Cassina este é o primeiro grande evento realizado no município durante a pandemia. Ele trouxe alguns números de Caxias do Sul, envolvendo as empresas, segundo Cassina, Caxias tem cerca de 67 mil empresas ativas, sendo que 8.846 foram abertas este ano, contra 3.170 fechadas.
Destas 67 mil, explica o prefeito, 33 mil são microempresas, sendo destas 5 mil novas neste ano. “Este é o nosso DNA empreendedor”, salienta Flávio Cassina. Ele ainda lembrou que de 145 mil empregos formais, 6.200 postos de trabalho foram fechados devido a pandemia e apenas 1.300 foram recuperados. Portanto na visão do prefeito, a Mercopar chegou para animar o polo comercial. Pois só em 2019 a feira movimentou R$65 milhões em negócios e neste ano a feira chega com lançamentos e novidades.
Outro convidado para falar foi o governador, Eduardo Leite, que se pronunciou parabenizando a organização da feira. Segundo Leite, é um alívio poder retomar eventos que geram benefícios a economia e aos empreendedores, alimentando a cadeia do desenvolvimento. Ele relembra que tudo foi possível obedecendo protocolos, assim também gerando empregos a todas as cadeias de produtividade e trazendo turistas a cidade. Leite relembra que o RS é o primeiro Estado a fazer a retomada destes eventos, o que trás uma grande responsabilidade, mas está sendo cumprida pelos organizadores.
O governador falou também das eleições de Caxias. Leite salientou que como agente político do PSDB, apoia Adiló Didomenico e Paula Ioris por serem do mesmo partido, contudo como governador ele também reconhece o trabalho do candidato Pepe Vargas(PT) e colocará o Governo do Estado a disposição de quem for o escolhido pela população. Durante a tarde o governador realizou também um encontro com os candidatos Adiló e Paula.
Eduardo Leite ainda explicou as mudanças determinadas recentemente sobre o retorno das aulas presenciais e a suspensão, apenas em caso de duas semanas consecutivas do município na bandeira vermelha. Leite garantiu que o retorno das aulas não é responsável pelo aumento de casos de infectados no Estado, já que as crianças, quando infectadas tem uma carga viral menor e por isso são mais assintomáticas. Mas, o principal fator desta mudança, segundo o governador gaúcho é a falta de igualdade dos alunos, principalmente na rede pública, o que afeta o aprendizado nivelado de todos os estudantes. “Se não houver o retorno, se não houver o estimulo a educação, haverá perdas individuais e coletivas.” reforça o governador.
O governador gaúcho concluiu relatando sobre o lado financeiro do Estado e divulgando processos de privatizações de empresas. Segundo Eduardo Leite a CEEE é a primeira que está em andamento o processo de privatização, o edital deve ser lançado em dezembro, para a conclusão em junho de 2021. Leite explica a venda da empresa relacionando com a comercialização de um apartamento, segundo ele “este apartamento tem dívida de IPTU,outras dívidas de financiamento e ele ainda precisa de reforma pra atrair interessados.” Na visão do governador é melhor investir e gerar interesse de compradores do que ir a leilão para pagar as dívidas existentes, que é o que aconteceria com a CEEE se não fosse realizado um tratamento de saneamento. Ele resume que é complexo mas que já está em andamento o processo e com estas privatizações, além da manutenção da receita que foi buscada com a reforma tributária, será possível ter o equilibro fiscal em 2021.
A Mercopar iniciou nesta terça-feira (17), sendo realizada até quinta-feira, com rodadas de negócios e visitações de pessoas interessadas nas áreas de metalmecânica, tecnologia da informação, energia, meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e startups.
Acidente ocorreu por volta das 7h30 desta quarta-feira (30), no bairro Progresso, e mobilizou o…
Sistema pare e siga com duração de 10 minutos para cada lado é utilizado nesta…
Liminar impede cobrança de contribuições sindicais acumuladas entre 2013 e 2017, que seriam descontadas de…
Colisão no quilômetro 78 da ERS-122, envolveu um Ford Fiesta que acabou ficando prensado entre…
A medida foi adotada em decorrência da tentativa de roubo ocorrida no último domingo (27)…
As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…
This website uses cookies.