Geral

Governador do Tocantins é alvo de operação da Polícia Federal

Nesta quarta-feira, 20, em cumprimento à ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram as operações Éris e Hygea para desarticular organização criminosa composta por membros da cúpula do governo do Estado do Tocantins suspeita de obstruir investigações de combate à corrupção e para desmantelar o esquema de pagamento de vantagens indevidas relacionadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Plansaúde). De acordo com o STJ, a movimentação foi iniciada a partir de inquéritos que tramitam em segredo de Justiça na sua Corte Especial, que detectaram uma estrutura montada para a lavagem de ativos, bem como a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados. Segundo fontes ouvidas pela Jovem Pan, o governador do Estado, Mauro Carlesse (PSL), é alvo dessa operação e deve ser afastado da sua função.

As investigações foram iniciadas há quase dois anos e reuniram um conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal para manter vários esquemas criminosos comandados pelos principais investigados, que teriam movimentado dezenas de milhões de reais. Segundo o STJ, além da obtenção de novas provas, as operações realizadas nesta quarta-feira, 20, buscam interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das instituições públicas.

De acordo com a Polícia Federal, a operação Éris visa desarticular o braço da organização criminosa instalado na Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins suspeito de obstruir as investigações, utilizando-se de instrumentalização normativa, aparelhamento pessoal e poder normativo e disciplinar contra os policiais envolvidos no combate à corrupção. O grupo ainda é suspeito de vazar informações de investigações em andamento para os investigados. Já a operação Hygea tem o objetivo de desmantelar o esquema de pagamentos de vantagens indevidas relacionadas ao Plansaúde e a estrutura montada para a lavagem de dinheiro, assim como demonstrar a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados.

*Com informações da Jovem Pan

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Homem é preso com drogas e cédulas de dinheiro falsas em Vacaria

Prisão ocorreu no bairro Monte Claro na segunda-feira (28); motocicleta utilizada pelo suspeito também foi…

11 minutos ago

Juventude terá semana completa de treinos antes de enfrentar o Atlético-MG

Equipe de Fábio Matias retoma as atividades nesta terça-feira (29)

43 minutos ago

Grêmio terá desfalque de atacante contra o CSA pela Copa do Brasil

Aravena não será opção para o técnico Mano Menezes

48 minutos ago

Inter estreia na Copa do Brasil diante do Maracanã

Equipe colorada entra direto na terceira fase da competição nacional

54 minutos ago

Terça-feira terá frio e chance de geada no RS

Dia será de tempo firme, com sol no território gaúcho

2 horas ago

Sepultamentos de segunda (28) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

3 horas ago

This website uses cookies.