Geral

Gaúcho lança primeiro carro elétrico para usuários de cadeiras de rodas do Brasil

Uma empresa que nasceu na Serra Gaúcha, hoje sediada em Santa Catarina, quer ajudar a solucionar um dos maiores problemas de mobilidade para usuários de cadeiras de rodas: o acesso aos carros. O Stima, desenvolvido pelo gaúcho Luigi Mangini, CEO da Green Innovation, está sendo lançado oficialmente durante a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que iniciou nesta quinta-feira (1) e segue até domingo (4), no São Paulo Expo.

Conforme Mangini, Stima é o primeiro projeto nacional deste segmento a chegar no mercado, sendo o único veículo com desenho universal do mundo com capacidade para três passageiros – motorista mais dois passageiros – 100% elétrico. O automóvel pode ser utilizado  para uso de cadeiras de rodas manuais ou motorizadas com até 74 cm de largura. Ele possui 128 cm de largura externa, 258 cm de comprimento externo, 150 cm de altura interna, 225 cm de altura externa (com ar condicionado) e 105 cm de largura interna.

O Stima surge com o propósito de ampliar sobremaneira a autonomia das pessoas portadoras de deficiências, especialmente os cadeirantes, que poderão agora exercer atividades sociais que exigem deslocamento urbano. Levar e buscar filhos na escola, fazer compras e desenvolver atividades presenciais individuais e coletivas, tornam-se possível aos cadeirantes com o advento do Stima”, explica.

Diferente dos carros com venda regular, que passam por uma adaptação para poder receber pessoas com deficiência, o Stima foi desenvolvido para acomodar o cadeirante na própria cadeira de rodas.

Ao acionar o sistema o veículo abre o compartimento traseiro permitindo o acesso do usuário no seu interior e o acoplamento da cadeira ao volante e também ao painel de comando. No caso de acompanhantes, o Stima dispõe de dois assentos extras.

Ainda, o carro conta com air bag, ABS e cinto de segurança. É planejado para uso urbano, podendo ser utilizado em áreas restritas como condomínios, aeroportos, auto-escolas e em sítios. Possui níveis de autonomia e velocidade a escolha do cliente. Pode e deve ser emplacado no caso de utilização fora de áreas restritas mediante Carteira Nacional de Habilitação.

Além de proporcionar independência aos cadeirantes, o carro é econômico e sustentável, alinhado com o compromisso de respeitar o meio ambiente e o uso de energia limpa.

Saiba mais: 

Lilian Donadelli

Recent Posts

Por que alguns gatos gostam de acordar os donos de madrugada

Descubra por que gatos acordam os donos de madrugada e veja dicas práticas para evitar…

23 minutos ago

Por que seu cachorro mastiga grama e quando isso deve preocupar

Entenda por que seu cachorro mastiga grama e saiba quando esse comportamento pode indicar problemas…

24 minutos ago

RS é o 3º estado que mais gerou empregos no país em 2025

Estado abriu 66,4 mil vagas com carteira assinada no 1º trimestre, mesmo após impactos das…

27 minutos ago

Sexta edição do Forqueta Cultural começa neste domingo (4) na Capela São Vigílio

A proposta é contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de…

1 hora ago

Forte terremoto é registrado no sul da Argentina e provoca alerta de tsunami

Terremoto de magnitude 7,4 é registrado em Ushuaia, no extremo sul da América do Sul

2 horas ago

Após cheias, Roca Sales enfrenta incertezas financeiras e desafios para atrair novos negócios

Prefeitura prevê redução no repasse de ICMS em R$ 2 milhões para 2026 e R$…

2 horas ago

This website uses cookies.