Geral

Garibaldi é selecionada para receber escola cívico-militar

Garibaldi é um dos 44 municípios gaúchos selecionados para o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares. A inclusão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Atílio Tosin, localizada no bairro São Francisco, foi confirmada em comunicado enviado pelo Governo do Estado à prefeitura na manhã desta segunda-feira (31). Agora, caberá à comunidade escolar aprovar a adesão ao projeto.

“Desde o início do mandato, estamos buscando de todas as formas qualificar o ensino no nosso município. A escola cívico-militar é mais um entre tantos esforços que estamos realizando, sempre dialogando e construindo junto com a comunidade. É uma oportunidade de ofertar uma nova experiência, mas que já apresenta resultados muito interessantes”, destacou o prefeito Alex Carniel, que determinou a manifestação de interesse em implementar o programa ainda este ano, caso aprovado pela comunidade.

De acordo com os dados do projeto, as escolas cívico-militares apresentam redução na taxa de abandono escolar (77% menor do que a média), na taxa de reprovação (37,4% menor) e um incremento de 20% no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Comunidade escolar decide nesta terça-feira

O diálogo e a participação são a base das escolas cívico-militares. Por isso, nesta segunda-feira (31), foi realizada audiência pública online com pais, professores, direção e funcionários da Escola Atílio Tosin para esclarecimentos sobre o programa. O encontro contou com a participação do coordenador Estadual das Escolas Cívico-Militares, Marcelo Dornelles dos Santos, do prefeito Alex Carniel e da secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa.

A definição sobre a implantação do modelo será feita em votação presencial nesta terça-feira (1), contando com todos os cuidados sanitários e com a supervisão da secretaria municipal de Saúde. Das 17h30 às 20h, a comunidade escolar irá dizer se aceita ser uma das primeiras a receberem o projeto no Estado.

Após a votação, a Secretaria deve enviar toda a documentação necessária para avaliação da Secretaria Estadual de Educação, que fará a conferência e confeccionará a súmula para publicação no Diário Oficial do Estado.

Escola Cívico-Militar

O principal objetivo da Escola Cívico-Militar é atuar preventivamente na identificação de problemas, que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento, promovendo condições que permitam um ambiente adequado, facilitador para aquisição de conhecimentos.

Além disso, acompanhar, proteger e auxiliar alunos e professores, não admitindo ações de qualquer natureza, que possam colocar em perigo à dignidade e segurança de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem da Escola Municipal Atílio Tosin.

Os monitores que atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional serão reservistas aposentados que passarão por processo seletivo criterioso para atuar no programa.

Lilian Donadelli

Recent Posts

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

2 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

3 horas ago

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

4 horas ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

4 horas ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

5 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

6 horas ago

This website uses cookies.