Jornalista Rejane Paludo
De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado nesta semana pela Emater/RS-Ascar, a geada e o frio da semana passada causou danos nas variedades precoces de pessegueiros e ameixeiras. Na regional de Santa Rosa, estão concluídas as podas e os tratamentos com caldas nos pessegueiros, sendo que as variedades precoces estão em floração e em início de formação do fruto. Nas variedades tardias, que não estão em floração, a geada não causou danos, inclusive essas horas de frio (abaixo de 7° C) deverão ajudar a melhorar a florada dessas variedades.
Na regional de Caxias do Sul, as condições climáticas do período foram boas quanto às precipitações e à manutenção da umidade do solo. No entanto, foram bastante sérias e preocupantes em relação às temperaturas, pois houve formação de duas geadas de intensidade mediana, deixando os produtores preocupados. As variedades mais tardias, como Eragil, Chiripá e Barbosa, se encontravam no estádio fenológico de final de florescimento/início da formação de frutas, fase mais sensível a danos por temperaturas baixas.
Na região de Soledade, a geada prejudicou os pomares de ameixa em Passa Sete, no Centro-Serra, com queda de frutos pequenos em variedades específicas, principalmente na Irati, e em porções baixas do terreno, porém serão necessários mais alguns dias para dimensionar o tamanho das perdas. Os pessegueiros precoces estão em fase de brotação e em formação de frutos. As variedades medianas estão em pegamento de frutos, e as tardias ainda em final de floração. O período é de raleio dos frutos.
Na regional de Pelotas, a poda de inverno está concluída; os pomares de pêssego estão em fase de frutificação. Devido à ocorrência de dias com muito frio e geadas na semana passada, os produtores estão avaliando a situação da frutificação e se houve perdas de frutinhos queimados pelo frio. Seguem as aplicações das adubações de produção.
A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…
Ela é exótica, elegante e virou estrela de interiores e jardins tropicais. Mas basta uma…
Falta de profissionais no Instituto-Geral de Perícias motivou aprovação de dois projetos do Executivo; plenário…
A captura refere-se ao cumprimento de pena de nove anos, nove meses e 16 dias…
Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…
Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…
This website uses cookies.