Porto Alegre

Fraport Brasil conclui primeira etapa da reabilitação da pista do Aeroporto Salgado Filho

Além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do aeroporto

Fraport Brasil conclui primeira etapa da reabilitação da pista do Aeroporto Salgado Filho Fraport Brasil conclui primeira etapa da reabilitação da pista do Aeroporto Salgado Filho Fraport Brasil conclui primeira etapa da reabilitação da pista do Aeroporto Salgado Filho Fraport Brasil conclui primeira etapa da reabilitação da pista do Aeroporto Salgado Filho
Aeroporto Salgado Filho
Foto: Vosmar Rosa/MPor

A Fraport Brasil anunciou a conclusão da primeira fase do projeto de reabilitação da pista do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Após a apresentação do estudo de avaliação ao governo federal, a empresa avançou na recuperação da infraestrutura do aeroporto, dividida em três fases devido à complexidade do trabalho.

A fase inicial, que envolveu a limpeza e avaliação dos danos, já foi completada com sucesso. Especialistas realizaram testes laboratoriais e ensaios não destrutivos para diagnosticar a condição da pista de pouso e decolagem. Os resultados indicaram a necessidade de reconstrução parcial de mais de 2 mil metros da pista.

Atualmente, a fase 2 está em andamento e se concentra na recuperação das áreas afetadas, incluindo fresagem da pista, taxiways e pátio. Esta etapa começou no final da primeira quinzena de julho e está prevista para ser concluída antes do início das operações.

A terceira e última fase focará nas áreas não afetadas por movimentação de aeronaves. Embora inicie em outubro, não impactará as operações aéreas. O Aeroporto Salgado Filho retornará à operação parcial, com cerca de 50 voos diários, totalizando aproximadamente 350 operações semanais.

Edgar Nogueira, COO da Fraport Brasil, destacou a importância de retomar as operações de forma eficiente.

“Estamos avançando com cuidado e precisão em cada etapa do projeto. Nossa prioridade é restabelecer as operações e reconectar o Rio Grande do Sul ao restante do país e ao mundo,” afirmou Nogueira.