Geral

Forqueta Cultural na comunidade Loreto, interior de Caxias do Sul, recolherá donativos para as vítimas das enchentes

Os dias tensos e difíceis derivados do clima no Rio Grande do Sul pedem um alívio, um pouco de alegria e afeto. É nesse pique que a edição de junho do Forqueta Cultural pretende mobilizar a comunidade de Loreto com a realização de mais uma edição do projeto no Salão Comunitário da Igreja de Nossa Senhora de Loreto.

Neste domingo (02), a partir das 15h, tem música, dança e gastronomia farta, como manda a tradição dos filós comunitários para a comunidade e quem mais quiser chegar. Para a mesa ser ainda mais deliciosa, todos os participantes são convidados a compartilhar alguma comida ou bebida.

A tarde terá animação do Grupo de Filó Felice Personne, com participação especial do Grupo Nani, que também cultiva as tradições da cultura italiana. A série de encontros nas capelas do bairro Forqueta tem como slogan “A Magia dos Filós”. A realização é do Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura. Nesta edição de junho também será feita arrecadação de doações para as vítimas da tragédia ambiental do Estado, em especial, alimentos não-perecíveis, material de higiene e limpeza.

Chegando já à sua quinta edição, Forqueta Cultural é festejado em cada comunidade onde se realiza. Os encontros são marcados pela alegria, confraternização e a fartura à mesa. O público relembra a memória de antepassados e as tradições culturais do legado italiano.

A proposta do projeto focado nos filós comunitários é contribuir com o resgate histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul, com a democratização e descentralização de acesso à cultura e com a ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da arte e da valorização do patrimônio cultural.

A primeira edição de 2024 foi na Capela de São Vigílio. No mês passado, devido à tragédia ambiental, não foi realizado o filó em São Antônio do Cerro da Glória. Uma nova data será a nunciada. Os próximos filós serão nas capelas São José da Linha Feijó e São João Batista.

O projeto conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Fundação Marcopolo, Randon Corp/Racon Consórcios e parceria da Voestalpine, Máquinas San Martin, Reflorestadores Unidos e Plásticos Pisani.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

“Terá que ser um Papa bastante diplomático”, diz reitor do Santuário de Caravaggio sobre sucessor de Francisco

Padre Ricardo Fontana apontou causas como conflitos armados, economia mundial, instabilidades no Oriente Médio e…

34 minutos ago

A Última Oração De Francisco

Desde o instante em que escolheu o nome Francisco, Bergoglio indicava o rumo que desejava…

44 minutos ago

Após acidente, carro cai em valeta no trevo de Fazenda Souza, em Caxias do Sul

Colisão entre veículos causou apenas danos materiais

1 hora ago

Apesar de derrota, direção do Caxias mantém apoio a Luizinho Vieira

Após perder de virada para o Confiança, trabalho do treinador passou a ser ainda mais…

1 hora ago

Com vídeo, Juventude formaliza protesto por erro do VAR diante do Mirassol

Executivo do clube encaminhou material mostrando o erro grave para a Comissão Internacional de Arbitragem…

1 hora ago

BR-470: Comboio e bloqueio noturno retornam na Serra das Antas após feriado

Medida visa garantir a segurança e o andamento das obras executadas pelo DNIT entre Bento…

1 hora ago

This website uses cookies.