Geral

Flores da Cunha segue vigilante, apesar do baixo risco de infestação do mosquito da dengue

O município de Flores da Cunha está com baixo risco no que se refere aos índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti. Conforme a secretária de Saúde do município, Jane Paula Baggio, no último Levantamento Rápido de Índices (LIRA), o resultado ficou zerado.

Jane disse que neste ano o município apresentou, até o momento, apenas um caso de dengue autóctone (importado) e um outro caso que está em investigação. Apesar de a cidade não ter inicialmente grande risco da proliferação do mosquito, o município segue alerta.

“Muitas cidades com aumento de casos e isso preocupa devido a circulação de pessoas. Precisamos, todos, seguirmos vigilantes. A orientação é trabalhar com a prevenção. As pessoas precisam cuidar dos quintais, casas, prédios, com objetivo e eliminar os focos do mosquito, evitando a doença”, disse a secretária.

O Centro de Vigilância em Saúde (Cevs) constou um grande aumento de casos da doença no Rio Grande do Sul. A comparação ocorre com os registros da doença durante as duas primeiras semanas de 2022, 2023 e 2024. Conforme dados do Painel de Casos de Dengue RS, nas duas primeiras semanas de 2022 foram registrados 63 casos confirmados; em 2023, 42; e em 2024, 216.

Em todo o ano de 2022, o Rio Grande do Sul apresentou 66.812 casos confirmados e 66 óbitos. Em 2023, o Estado apresentou um número total de casos confirmados, até o momento, de 38.221 e 54 óbitos em razão da doença. Apesar de o número absoluto de óbitos ter sido menor do que no ano de 2022, a análise de dados demonstra uma elevação na letalidade da doença, considerando o número de casos confirmados.

Capacitação de profissionais

A SES/RS mantém disponíveis cursos a respeito do manejo clínico da dengue no canal Vigilância na APS e no TelessaúdeRS. Este último oferece, de forma gratuita e autoinstrucional, Capacitação em Manejo Clínico de Dengue e outras Arboviroses na APS.

Os profissionais da Atenção Primária à Saúde podem consultar o TelessaúdeRS pelo telefone 0800 644 6543 (atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h).

Lucas Brito

Jornalista formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com pós-graduação em Educação e Cultura (UERGS) e Jornalismo Cultural (UERJ)

Recent Posts

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

7 minutos ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

42 minutos ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

47 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

2 horas ago

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

3 horas ago

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

3 horas ago

This website uses cookies.