Geral

Financiamento de veículos cai 56,6% no RS em relação a abril

No mês de maio, o Rio Grande do Sul foi responsável pelo financiamento de 15,3 mil veículos, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. No total, o Estado teve queda de 56,6% no número de financiamentos na comparação com abril e de 47,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No segmento de autos leves, a queda foi de 56,7% comparado com abril e de 47,9% ante o mesmo período do ano passado. Em financiamento de motos, houve queda de 54,8% em relação ao mês anterior e de 43,5% na comparação com maio de 2023. Já o número de financiamento de veículos pesados foi 55% menor do que em abril e 47,3% menor do que no mesmo período do ano passado.

Os números refletem o impacto econômico da crise climática no Rio Grande do Sul. No mês de maio, devido às enchentes, o Detran do estado não operou entre os dias 07 e 25. Por consequência, os apontamentos de gravame deixaram de ocorrer nesse período, ocasionando um represamento das operações.

A conexão foi restabelecida no dia 26 de maio e parte das operações represadas acabaram sendo efetivadas nos últimos dias de maio. Outra parte acabou sendo transbordada para os primeiros dias de junho. Os financiamentos de veículos no Rio Grande do Sul representavam 5,8% do total do Brasil até abril desse ano. Em maio, essa representatividade caiu para 2,6%.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Já em nível nacionais, as vendas financiadas de veículos novos e usados aumentaram 15,4% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram vendidas 577 mil unidades incluindo autos leves, motos e veículos pesados em todo o país. Já na comparação com o mês de abril deste ano, houve queda de 5,6%,

Diego Pereira

Com mais de 10 anos de experiência na área, é formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul. Cobertura eleições gerais de 2018 e 2022, e municipais de 2024.

Recent Posts

Edenilson e Villasanti preocupam departamento médico do Grêmio

Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor

9 minutos ago

Caxias treina com o objetivo de vencer a primeira fora de casa na Série C

Time grená segue 100% no Estádio Centenário, mas quer primeira vitória como visitante

13 minutos ago

Inter pode ter a volta de Carbonero diante do Corinthians

Atleta retornou aos treinos após lesão muscular.

20 minutos ago

Dois atletas retornam aos treinos do Juventude após nove meses afastados

Após lesões ligamentares, Caíque e Peixoto foram observados em jogo-treino

25 minutos ago

Sol predomina e temperaturas sobem no RS nesta sexta-feira

Há chance de chuva em pontos isolados entre o Oeste e o Centro do estado

2 horas ago

Sepultamentos de quinta (1º) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

2 horas ago

This website uses cookies.