Geral

Fiscalização ainda não multou motoristas por transporte clandestino em Caxias

A Fiscalização da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade ainda não autuou nenhum motorista por transporte clandestino de passageiros em Caxias do Sul. A fiscalização iniciou na última quinta-feira, dia 10, após o encerramento do prazo para que as empresas interessadas iniciassem o processo de regularização junto à prefeitura. Até então, as empresas In9, Garupa e 5 Estrelas entregaram a documentação inicial. Os condutores das demais plataformas, como o Uber, poderão ser penalizados.

Por orientação do Secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, o município não vai criar uma ação específica para coibir o serviço. A fiscalização vai ocorrer durante as blitze realizadas pelos servidores da SMTTM. Na manhã desta segunda-feira, 14, a fiscalização não flagrou nenhum motorista atuando de forma irregular.

Conforme o código de trânsito brasileiro, os motoristas enquadrados como transporte clandestino podem ser multados em R$ 130,16 e com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor poderá ter o veículo retido.

O prazo para as empresas se adequarem iniciou no dia 9 de abril. Nesta primeira etapa, as empresas entregaram de uma série de documentos, como provas de regularidade junto a órgãos públicos. A partir de agora, as três empresas cadastradas para exercer a atividade terão 60 dias para apresentar outros documentos para o credenciamento dos seus condutores. Elas também vão ter que apresentar os certificados de realização de cursos obrigatórios e da realização de vistorias, entre outras exigências. Em Caxias, os motoristas serão cadastrados apenas por meio das empresas, e não individualmente.

Além do cadastramento, o decreto prevê que os condutores passem por curso de formação de transporte de passageiros, com 34 horas-aula, dividido em módulos como relações humanas, direção defensiva e meio ambiente, primeiros socorros, noções de mecânica e elétrica básica, elementos básicos de legislação de transportes e pontos turísticos. Outro item disposto é que os veículos deverão passar por vistoria anual e receberão um selo de identificação, que será fixado para identificação dos passageiros.

Redação Leouve

Recent Posts

Sepultamentos de segunda (28) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

27 minutos ago

Viva com Saúde – 29/04/2025 – Odontologia Moderna

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…

27 minutos ago

Cozinha Viva: Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca crocantes e dourados, fáceis de fazer, perfeitos para petiscos, acompanhados de molho…

27 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

57 minutos ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

7 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

7 horas ago

This website uses cookies.