De 17 a 25 de março, as ruas de Caxias do Sul serão palco para a música latino-americana, que estará representada por artistas de Norte a Sul do Brasil, além de Chile, México e Uruguai. A programação integra o Festival Brasileiro de Música de Rua, que em sua 7ª edição, coloca a Serra Gaúcha no mapa de música do Brasil.
Serão nove dias de atividades de livre acesso em comunidades, escolas públicas, entidades, ruas, praças e parques da cidade, que receberão shows, palestras e exibições de documentários. Nos últimos dias de programação (24 e 25 de março) o Festival se transforma em um grande evento no Palco Fonograma, com shows ao ar livre na Universidade de Caxias do Sul.
Entre as atrações que propõe apresentar um georreferenciamento da Música Brasileira Contemporânea, estão artistas como o pernambucano da cena mangue beat OTTO, o cantautor gaúcho Vitor Ramil, além de grupos caxiense como Catavento e Yangos. A força das mulheres estará representada pelas cantautoras Melaní Luraschi, do Uruguai, Laura Múrcia, do México e a caxiense Vic Limberger. Também integram a programação o paraense Lucas Estrela (guitarrada com toques de tecnobrega), os paraibano de pífanos Avuô e o músico caxiense Hique Gomes (ex Tangos e Tragédias).
A serra gaúcha estará fortemente representada pela psicodelia de Salve Jurema, de São Marcos, o folk do Velho de Guerra, de Flores da Cunha e o acordeom jazzista de Uiliam Michelon de Vacaria. Haverá também a presença de instrumentos piano elétrico, gêneros como as milongas contemporâneas e rock progressivo e instrumental, música brasileira de raiz, o rap de Chiquinho Divilas, Maracatu dos Bugres, Choro de Balcão, o canto coral do Coro Juvenil Moinho UCS, a banda Marcial do Colégio Cristóvão de Mendonça e a música infantil do projeto Táca-lhe Clown.
De acordo com um dos realizadores do Fest Rua, Luciano Ballen, o principal objetivo do evento é o acesso e a troca de conhecimento das musicas autorais que existem na América Latina. “O Rio Grande do Sul tem uma dificuldade geográfica em captar aquilo que está acontecendo no Norte e no Nordeste do Brasil. E certamente estas regiões também têm essa dificuldade para acessar a música feita aqui. Um dos principais papéis deste Festival é criar esses canais de transmissão direta”, afirma Balen.
O Festival Brasileiro de Música de Rua é uma realização do De Guerrilha Prod., Santo Dai Prod. e co-realização de Fecomércio do SESC/RS e tem financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Pró-Cultura RS LIC-RS. O evento conta com o apoio do Natura Musical, da Universidade de Caxias do Sul, Metadados, Focco Sistemas de Gestão, Pisani Plásticos S.A e Empresas Randon, 12º BPM, Noise Produtora de Áudio, Copihel, Fox Viagens e Turismo, Projeto Gema, Personal Smart Hotel, Ibermúsicas, Ministério de Educación y Cultura de Uruguay e Secretaría de Cultura de México.
Mais informações podem ser obtidas no site https://festivalbrasileirodemusicaderua.com/
FORMAÇÃO
Além de toda essa programação com concertos ao ar livre, serão promovidas ações de formação para o “Negócio da Música – Viver de Música”. Produtores, patrocinadores, gestores de cultura e artistas se encontram para discutir a profissão, através das palestras e debates da Incubadora da Música. Para isto, terá como convidado o ex-diretor do Centro Cultural São Paulo e produtor musical Pena Schmit, que carrega em seu currículo trabalhos como Mutantes, Titãs, Hollywood Rock, Free Jazz Festival e o primeiro Rock In Rio.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NESTE LINK.
O concurso será realizado no dia 23 de agosto; confira o nome das candidatas e…
A tarde desta terça foi marcada por dois acidentes em sequência na RSC-453 (Rota do…
Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…
Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…
O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…
O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…
This website uses cookies.