Foto: Felipe Padilha
A 64ª Festa de São Roque e São Gotardo irá movimentar a comunidade de Bento Gonçalves, neste final de semana.
Com o lema “Batizados e enviados para promover a dignidade humana na defesa do bem comum”, a programação terá início na quinta-feira, 13 de agosto e segue até o domingo, 16 de agosto, com celebrações e procissões motorizadas com a imagem e a relíquia de São Roque.
O tríduo inicia na quinta-feira (13) às 15h, com a Missa dos doentes, quando ao final, o sacerdote fará a oração própria e dará a bênção da saúde, por intercessão de São Roque e São Gotardo.
O tríduo tem sua continuidade às 19h dos dias 13, 14 e 15 de agosto, em preparação à 64ª Festa. No sábado (15), a partir das 10h, está programado um momento significativo: a bênção das famílias e da saúde, no estilo drive-thru, na avenida São Roque, com o padre Miguel Mosena, que foi ordenado sacerdote no dia 26 de julho.
A programação do dia festivo de São Roque, 16 de agosto, terá duas celebrações. Às 10h, acontece a Missa festiva da 64ª edição dos festejos, presidida pelo bispo de Caxias do Sul, dom José Gislon, transmitida pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul. Às 19h, haverá Missa em ação de graças e apresentação dos casais festeiros de 2021.
Todos os momentos litúrgicos serão transmitidos pela página da Paróquia no Facebook e pelo canal do YouTube (ParoquiaSaoRoquedeBento). E durante a Missa festiva haverá o lançamento da nova identidade visual e do site da Paróquia São Roque.
A programação de visitas com a imagem e a relíquia, um pedaço de osso do padroeiro, que é protetor contra as pestes e epidemias, às comunidades teve em 1º de agosto e será concluída no domingo, 16 de agosto, com a carreata pelas ruas do bairro São Roque, pela igreja matriz Cristo Rei e pelo Santuário Santo Antônio.
De acordo com o pároco, padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti, os festejos de 2020 são marcados pela solidariedade, que é uma das formas de tornar viva a fé. A inspiração vem de São Roque, que cuidou dos doentes infectados pela peste e de São Gotardo, na Alemanha. “Somos batizados e enviados para promover a dignidade humana e, quanta gente está precisando de alimento, de cuidado, de saúde e mesmo de sangue. Somos gratos à comunidade de Bento Gonçalves pela generosidade e solidariedade. Vamos celebrar, de um jeito diferente, mas com muita intensidade”, pontua.
A 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, é organizada pela equipe paroquial, composta pelos padres Daniel D’Agnoluzzo Zatti, Miguel Mosena e Valdir Thums, e pela comissão de casais festeiros: Adelar e Roseli Possamai; Felipe e Cristiane Frare; Lari e Marisa Casagrande; Sidomar e Elisabeth Mazutti; Valdinei Erthal e Solange Araldi.
Coleta de sangue
Diante da difícil realidade dos estoques de sangue nos hemocentros, a Paróquia São Roque irá realizar uma campanha para a doação de sangue, na segunda quinzena de agosto, como forma de dar eco à programação e ao lema celebrados.
Programação de visitas com a imagem e relíquia de São Roque
15 de agosto de 2020
14h – Saída da Paróquia São Roque: Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Faria Lemos | Com. Nossa Senhora de Caravaggio – Bairro Universitário | Com. São João – Bairro São Vendelino
16 de agosto de 2020
14h – Saída da Paróquia São Roque: Matriz da Paróquia São Roque – Bairro São Roque | Santuário Diocesano Santo Antônio – Centro | Matriz da Paróquia Cristo Rei – Bairro Cidade Alta
Tríduo e Dia Festivo da 64ª Festa de São Roque e São Gotardo
13 de agosto | Quinta-feira
15h – Missa com bênção aos doentes
Tema: Amor, Compaixão e Cuidado
Presidida pelo padre Jaime Gusberti
19h – Missa do Primeiro dia do Tríduo, presidida pelo padre Ricardo Fontana
Tema: Evangelização na era digital
Bênção dos objetos religiosos e de trabalho
14 de agosto | Sexta-feira
19h – Missa do Segundo dia do Tríduo, presidida pelo padre Gilmar Marchesini
Tema: Fé é Família: Humanizando às Relações
Bênção das famílias
15 de agosto | Sábado
10h às 11h30min – Bênção das famílias e doentes, com o padre Miguel Mosena, na Avenida São Roque (drive-thru)
19h – Missa do Terceiro dia do Tríduo, presidida pelo padre Miguel Mosena
Tema: Dignidade Humana e Solidariedade no Compromisso com a Vida
Bênção das Doações
16 de agosto | Domingo | Dia Festivo
10h – Missa festiva em honra a São Roque e São Gotardo, presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon;
Tema: Batizados e Enviados para promover a Dignidade Humana na defesa do Bem Comum
19h – Missa em ação de graças e apresentação dos novos festeiros, presidida pelo padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti.
Moradores terão até 120 dias para adaptar canos à nova rede
Falta de estrutura, acúmulo de funções e desigualdade com servidores municipais motivaram paralisação em 50…
Agricultor foi ferido após ser surpreendido pelo felino na zona rural; estado de saúde é…
O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, esteve em Garibaldi nesta última quinta-feira (1º)…
Colisões em Bento Gonçalves, Garibaldi e Salvador do Sul envolveram carro, moto e quadriciclo; vítimas…
Em outra ação, homem de 70 anos foi preso por porte ilegal de arma em…
This website uses cookies.