Foto: Felipe Padilha/ Divulgação
A festa em honra a Santa Teresa D’Ávila, padroeira de Caxias do Sul e da Catedral Diocesana, foi concluída com a Missa festiva. A celebração, na noite deste domingo, 15 de outubro, memória litúrgica de Teresa, foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada pelos padres Volnei Vanassi e Tiago Camozzato, da Catedral, e pelo padre Leonardo Inácio Pereira, vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, com a presença de diversas autoridades do município.
Em 2023, os festejos da Padroeira de Caxias do Sul tiveram como motivação a temática do 3º Ano Vocacional do Brasil: “Com Santa Teresa, vocacionados ao Amor”. A programação iniciou no dia 24 de setembro com a primeira noite do tríduo preparatório, que seguiu nos dias 1º e 08 de outubro. No dia 1º aconteceu o almoço festivo e no sábado, 14 de outubro, as bênçãos aos fiéis na escadaria da Catedral e a Missa com bênção e homenagem aos professores, além do concerto com a Orquestra Jovem Florescer.
Em sua homilia, na Missa festiva, Dom José Gislon recordou a importância de Santa Teresa a Igreja e para os primeiros imigrantes italianos que a escolheram como Padroeira. “Ela é um exemplo único do papel extraordinário que a mulher desempenhou ao longo da história da Igreja e na sociedade. A sua voz, ainda hoje, ressoa na vida da Igreja, porque Teresa de Jesus é riacho que leva à fonte, que é Cristo. Teresa de Jesus, que conheceu as dificuldades dos caminhos, nos convida a caminhar com a Igreja, porque a fé gera pessoas verdadeiras, que dão testemunho a partir de sua vida e ações”, salientou.
Ao final da Missa, a imagem da Padroeira foi levada à porta central da Catedral, onde o bispo diocesano deu a bênção à cidade de Caxias do Sul. Logo depois, foi retomado o toque dos sinos após a reforma da estrutura do campanário e os festejos de 2023 foram concluídos com uma queima de fogos silenciosos junto à Igreja-Mãe da Diocese de Caxias do Sul, que em 2024, irá completar os 125 anos de dedicação como igreja matriz de Caxias e, em 1934, elevada à Catedral.
Fonte: Assessoria Diocese
Equipe de Fábio Matias retoma as atividades nesta terça-feira (29)
Aravena não será opção para o técnico Mano Menezes
Equipe colorada entra direto na terceira fase da competição nacional
Dia será de tempo firme, com sol no território gaúcho
No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…
This website uses cookies.