Festa da Uva anunciada retirada do uso do termo ‘polentaço’. (Janaína Silva / Divulgação)
Em nota assinada pelo presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, foi anunciada a “retirada de toda e qualquer menção ao Polentaço e redes sociais e site que estão sob o domínio da Festa Nacional da Uva”. A decisão foi comunicada na tarde desta terça, dia 27, por meio da assessoria de comunicação do evento (confira íntegra abaixo).
No mesmo material, o presidente informa que será dado retorno oficial à notificação recebida do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, que emitiu o comunicado na terça dia 20, recebido pela Festa da Uva na quarta, 21. No documento, a entidade informa que possui o registro da marca Polentaço desde 2007 (com validade até 2027) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para designação de um dos principais eventos do município, iniciado em 1996 e que agora em maio de 2024 terá sua 12ª edição.
O ‘polentaço’ da Festa da Uva, com a produção e distribuição de 700 kg do alimento, fez parte da programação oficial no sábado, dia 24. Na nota, Bertotto assinala que a Secretaria de Turismo de Monte Belo do Sul foi procurada para promover a iniciativa em parceria. “Porém não houve disponibilidade de acordo com a organização do Polentaço para efetivar a ação, nem mesmo a informação do registro da marca”. Por fim, o presidente salienta que a Festa Nacional da Uva agiu de boa-fé “com o objetivo de exaltar um prato típico da colonização italiana”.
Na notificação, o Centro de Tradições Italianas solicitara um posicionamento da Festa da Uva em 48 horas, prazo que se encerrou na sexta ao final da manhã. A diretoria da entidade informou ontem que estudaria o ingresso ou não de ação judicial contra a Festa da Uva – o que não deverá mais ocorrer a partir da retirada do uso da marca pela Festa da Uva.
A Festa Nacional da Uva informa que utilizou a palavra Polentaço ao designar a iniciativa de produção de 700 Kg de polenta no último sábado (24 de fevereiro), não fazendo uso de qualquer logomarca relacionada ao “Polentaço”.
Todavia, está sendo retirada toda e qualquer menção ao Polentaço em redes sociais e site que estão sob o domínio da Festa Nacional da Uva. Ressalta-se que não houve, em nenhum momento, a intenção de uso indevido da palavra Polentaço. Além disso, a Festa Nacional da Uva se manifesta por meio desta nota, e dará retorno oficial à notificação recebida.
Vale ressaltar que a Festa Nacional da Uva buscou a Secretaria Municipal de Turismo do município de Monte Belo do Sul para promover a iniciativa em parceria, no evento em Caxias do Sul, porém não houve disponibilidade de acordo com a organização do Polentaço para efetivar a ação, nem mesmo a informação do registro da marca. Além da iniciativa em buscar a realização conjunta, a Festa Nacional da Uva agiu de boa-fé com o objetivo de exaltar um prato típico da colonização italiana.
A Festa Nacional da Uva reitera o respeito e admiração ao “Polentaço” e ao Município de Monte Belo do Sul, reiterando a disposição para futuras parcerias.
Fernando Bertotto
Presidente da Comissão Comunitária da Festa da Nacional da Uva
Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…
Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…
Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…
CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…
Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…
Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…
This website uses cookies.