Geral

Federação Gaúcha de Futebol se manifesta sobre caso de racismo no Gauchão feminino

Durante a partida entre Brasil de Farroupilha e Juventude no estádio das Castanheiras no último domingo (21), pelo Campeonato Gaúcho feminino, um ato de racismo teria partido de um torcedor da equipe farroupilhense.

Diante da situação, que envolve a atleta Roberta Rosa do Juventude, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), se manifestou através das redes sociais. Confira a nota abaixo:

Diante do episódio envolvendo a atleta do Juventude Roberta Rosa, que relata ter sofrido injúria racial por parte de um torcedor na partida contra o Brasil-Far, no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, pelo Gauchão Feminino, no último domingo (21), a Federação Gaúcha de Futebol – FGF reforça o repúdio a qualquer ato de discriminação e reitera que recusa o racismo em todas as suas formas de manifestação.

A Federação também espera que as entidades policiais e desportivas apurem o caso e apliquem as penalidades cabíveis aos responsáveis. O episódio foi relatado na súmula da partida.

Dentro do compromisso de combate e prevenção contra todo e qualquer preconceito que venha a ocorrer no ambiente do futebol gaúcho, a FGF tem, desde 2020, em parceria com Ministério Público, Polícia Civil e OAB/RS, a campanha “Juntos – Contra a Violência e o Preconceito”. Neste ano, a FGF também se juntou à associação de afroempreendedorismo Odabá para ajudar a promover ações pela luta antirracista no futebol.

Da mesma forma, o Brasil de Farroupilha também publicou uma nota repudiando os atos do último domingo, confira:
“A SERC BRASIL vem a público reafirmar que repudia veementemente todo e qualquer ato racista ou de qualquer forma de preconceito.

Somos uma entidade de 83 anos, fundada por descendentes de imigrantes que vieram de outras cidades estados e até continentes, trabalhadores das ferrovias oriundos de todas as regiões e de todas as etnias. E desde os primórdios aprendemos a conviver e a respeitar toda e qualquer diferença. Hoje somos uma Sociedade esportiva, recreativa e também cultural, por isso a igualdade sempre será o nosso principal pilar.

Nos consideramos referência na modalidade feminina no futebol do interior do nosso estado, modalidade esta que luta a cada dia por direitos e igualdade, combatendo preconceitos. Fazemos isso com total convicção e nunca por obrigação.

Diante dessa ideologia, estaremos sempre atentos a todos os fatos que forem levantados que possam representar algo controverso a essa ideologia, e com postura firme e responsável os apuraremos de maneira rígida e eficaz.

“Somos Rubro-verdes no coração, mas amamos e respeitamos todas as cores”

O caso seguirá sendo investigado pelos órgãos competentes.
Eduardo Garcia

Recent Posts

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

7 minutos ago

Estelionatário com mais de 90 passagens pela polícia é preso em Caxias do Sul

Homem, de 50 anos, possui uma pena de oito anos e dez meses de reclusão…

42 minutos ago

Mesmo com atuação fraca, Inter marca no final e vence o Maracanã-CE pela Copa do Brasil

Colorado errou pênalti e teve dois gols anulados pelo VAR, mas garantiu a vitória com…

47 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (29)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (29), quatro loterias

2 horas ago

Hospital Geral de Caxias do Sul recebe R$ 2 milhões para ampliação do serviço de cardiologia

A verba, destinada por indicação de Denise Pessôa (PT), atende a área de alta demanda…

3 horas ago

Deputado destaca busca por turismo integrado na Serra Gaúcha

Gustavo Victorino é presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa…

3 horas ago

This website uses cookies.