Bento Gonçalves

Fé, tradição e arte na celebração de Corpus Christi

Fé, tradição e arte na celebração de Corpus Christi


Aproximadamente duas centenas de pessoas mudaram a rotina na manhã desta quinta-feira, dia 15, e se deslocaram desde cedo para celebrar o dia dedicado ao corpo de Cristo de uma forma que já é tradição no centro de Bento Gonçalves: confeccionar os tapetes de serragem com representações de cenas bíblicas, e imagens que fazem referência à figura de Cristo, à pomba branca, ao cálice sagrado.

Foi o que fez Maria Libéria, que veio do Loteamento Vinhedos com a família para celebrar o dia sagrado. Ela revelou que desde às 5h45min se preparava para a confecção dos tapetes, que misturam criatividade e fé.

Este é um dia muito especial para nós, um dia para celebrar e agradecer”, sintetizou.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo aposentado Sérgio Detoni, que representa a equipe do cursilho. Os preparativos do grupo inciaram às 5h30min. O grupo confeccionou um tapete que representa a vela do Espírito Santo, que, segundo ele, demonstra alegria e luz.

É muito gratificante. Todo o grupo trabalha com muita alegria”, confirma ele, que garante que estará presente nas celebrações da tarde.

No total, serão mais de 40 tapetes preparados para a missa campal prevista para inciar as 15h e para a procissão da eucaristia. A irmã Ângela Soldera é a responsável pela confecção dos tapetes, e não descuida também da infraestrutura necessária para a tarefa considerada uma representação do amor à eucaristia. Ao lado da igreja, uma mesa garante água, chá, café e alimento para os artistas da fé.

Ao longo do dia, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para a Casa Pão dos Pobres.

Desde o início da manhã, parte do trânsito da Marechal Deodoro, em frente à paróquia Santo Antônio, está em meia pista. A partir das 14h, haverá interrupção total da via. O trânsito da Rua Júlio de Castilhos será desviado para a Rua Ramiro Barcelos e os pontos de ônibus serão deslocados para a frente do Colégio Aparecida.

A celebração de Corpus Christi não se restringe à Paróquia de Santo Antônio. Na paróquia Cristo Rei, o dia é de solidariedade, com arrecadação de donativos, e a missa ocorreu às 9h, com procissão nas ruas nas proximidades da igreja. Na Paróquia São Roque, na zona norte da cidade, a celebração também está prevista para as 15h, com procissão pela avenida e arrecadação de donativos.