Geral

Familiares de apenados denunciam supostas irregularidades no novo presídio de Bento Gonçalves

Há 36 dias em funcionamento, a nova Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves foi inaugurada no dia 3 de outubro, com um número total de 385 apenados de 420 vagas disponíveis. A estrutura do local conta com maior comodidade para os presos, celas para portadores de necessidades especiais, refeitório, ambulatório com odontologia, oficina de trabalho, sala psicossocial, lavanderia, setor administrativo e apartamento para visita íntima.

Contudo, familiares e visitantes vêm apresentando queixas sobre o novo espaço, apontando falhas, como a questão da falta de profissionais da saúde, do agendamento de visitas, inundações em dias de chuva, falta de porta no banheiro da sala de visitas e alimentação dos apenados, que segundo eles, estariam recebendo apenas, almoço e jantar.

Os familiares de apenados realizaram uma visita em grupo no dia 30 de julho às instalações da nova casa prisional, onde inclusive a prefeitura afirmou que disponibilizaria transporte para conduzir os familiares até o local que fica situado na Linha Palmeiro e até o momento não conta com pontos de transporte público.

Conversamos com o Diretor Geral, Volnei Zago que explicou algumas questões sobre o funcionamento da prisão.

“O agendamento das visitas pode ser feito um dia antes da visita, por telefone ou até mesmo após a última visita, já reservando o horário que é de uma hora para cada apenado. Diversas melhorias já foram necessárias dentro da nova estrutura, a porta do banheiro da sala de visitas é uma destas que deve ser colocada em breve. Assim como fechaduras e controles”, diz.

Os custos destas melhorias são arrecadados, parte com o auxilio do Estado, também com apoio do município de Bento e vizinhos através do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO).

O Diretor afirma que os detentos recebem três refeições ao dia, café da manhã, almoço e jantar.

“O café é entregue ainda na cela pela manhã, já o almoço que inclusive é preparado pelos apenados ocorre por volta das 11h30min e o jantar a partir das 16h no pátio da Penitenciária, devido as normas da estação de tratamento de esgoto para prevenir que haja entupimentos nas celas por descartes das refeições de forma irregular, além de lei ambiental”, relata.

Zago ainda comentou sobre a possibilidade do aumento das salas de aula para até 220 apenados no próximo ano, além de mais trabalho, gerando mais oportunidades para os presos.

Questões como a falta de atendimento médico e de enfermagem no ambulatório e transporte para familiares até o local foge da alçada do diretor que não pôde fornecer mais detalhes.

(Foto: Susepe/Divulgação)
(Foto: Susepe/Divulgação)
(Foto: Susepe/Divulgação)
Isa Severo

Recent Posts

Jovem sem capacete morre após cair de moto em Caxias do Sul

O condutor da moto, de 20 anos, não sofreu ferimentos aparentes, mas apresentava sinais visíveis…

5 minutos ago

Caxias do Sul Basquete é superado pelo Flamengo e se despede do NBB

Equipe caxiense perdeu de 63x86 e se despediu da competição nacional; partida foi disputada no…

23 minutos ago

Audiência conclui depoimentos no caso de professora esfaqueada em Caxias do Sul

Agora, a Justiça aguarda o laudo psicológico dos adolescentes, que a perícia deve entregar na…

1 hora ago

Caxias viaja para encarar o Figueirense no Orlando Scarpelli

Último treino antes da partida será no CT do Avaí

2 horas ago

Volante sofre lesão muscular e desfalca o Grêmio

Villasanti ficará fora dos treinos por tempo indeterminado

2 horas ago

Juventude vende ingressos para jogo contra o Atlético-MG com promoção para sócios

Torcedores com mensalidades em dia podem comprar até quatro ingressos com valor reduzido

2 horas ago

This website uses cookies.