(Foto: Rodrigo Rossi, divulgação)
O último final de semana da Festa das Colheitas, nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul, tem como atrativo adicional a realização da 1ª Exposição Estadual de Cattleya labiata, uma variedade de orquídea nativa do Brasil, que floresce entre novembro a abril, com pico em março. Também ocorre a 22ª Exposição de Orquídeas de Caxias do Sul. Ambas as atividades são organizadas pela Orquidófilos Reunidos de Caxias do Sul (Orca), com apoio da Federação Gaúcha de Orquidófilos.
A visitação às exposições será no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 18h. Os visitantes podem conhecer e adquirir as plantas premiadas no concurso, bem como as expostas por orquidários de Caxias do Sul Flores da Cunha, Farroupilha (RS) e Içara (SC).
No sábado (11), às 16h, haverá palestra gratuita com a bióloga e secretária da Orca, Jordana Montanari, sobre o tema “Cultivando orquídeas e o bem-estar”. No domingo, 10h, a palestra será sobre Cattleya labiata, com Nestor Reinheimer.
Na cerimônia de abertura, na sexta à tarde, a vice-prefeita Paula Ioris destacou que o cultivo de orquídeas não se resume a prática em si, mas que se caracteriza como um propósito com efeitos econômicos, ambientais e de saúde.
“É uma atividade que tem potencial de crescimento muito forte. Basta observar o quanto importamos de flores de outros estados que podem ser supridas pelos produtores locais”, enfatizou. Para a vice-prefeita, cada orquídea é um mistério por sua beleza e encantamento únicos.
Em nome da Federação Gaúcha de Orquidófilos Núcleo Serra, André Bridi elogiou o empenho e a dedicação da Orca na realização dos eventos, principalmente pela 1ª Exposição Estadual.
“Associar estas iniciativas com a Festa das Colheitas foi muito importante, porque mostramos a rotina diária de quem trabalha no campo, suas tradições costumes e realidades”, manifestou.
Como parte da solenidade, a Orca fez a entrega do certificado de Amigo da Orquídea 2023, uma homenagem feita anualmente. Neste ano foi escolhido o vereador Gilfredo de Camillis. Também foi anunciada a Orquídea de Ouro da exposição, cultivada por José Carlos Budini, que tem atividade em Içará (SC). Outra premiada foi a Associação de Orquidófilos de Venâncio Aires pelo maior número de flores inscritas no concurso.
Foram registradas oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso dos produtos…
Decisão leva em consideração a idade e os problemas de saúde do ex-presidente Fernando Collor
Você está voltando para casa e, de repente, um vulto peludo e cambaleante cruza a…
Os salários iniciais variam de R$ 7.605,31, para os aprovados do nível médio, a R$…
Silenciosas, imponentes e envoltas em mistério, as corujas são visitantes inesperados que, de vez em…
A cena é comum: você termina o jantar, lava a louça e, antes de dormir,…
This website uses cookies.