Geral

Exportação de vinhos finos brasileiros é a melhor dos últimos oito anos

A vitivinicultura brasileira vive um momento histórico. O setor registra os melhores índices de exportação dos últimos oito anos. De janeiro a setembro deste ano o volume chegou a 6,3 milhões de litros, um incremento de 84,09% em comparação ao mesmo período de 2020 e de 225,88% se comparado a 2017. Voltando a 2014, que em todo ano chegou a exportar 2,5 milhões de litros a alta é de 148%, mesmo com três meses a menos. A percepção da qualidade da produção nacional no mundo todo é uma realidade que vem se confirmando no desempenho comercial. Entre os mercados mais representativos em volume estão o Paraguai, Haiti, Rússia, Estados Unidos e China, sendo que este ano o vinho brasileiro foi para 63 países.

A presença brasileira na mesa do consumidor mundial é fato. E cada vez mais o interesse pelos rótulos brasileiros aumenta diante da diversidade de produtos, tanto em estilos, quanto em preços e variedades.

“O Brasil se descobriu como importante produtor de vinhos e espumantes a partir do momento que acreditou no seu trabalho, investiu e compartilhou suas realidades tão peculiares e distintas do resto do mundo. Afinal, somos um país continental que hoje produz vinhos em mais de 20 regiões em 10 estados brasileiros. Essa pluralidade de terroirs é única no mundo”, comemora o presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta.

A exportação de espumantes também registra resultado positivo no período com um aumento de 13,88% em relação ao ano anterior, passando de 502 mil litros para 656 mil litros nos nove meses. A expectativa da Uvibra até o final de 2021 é que os números sejam ainda maiores.

Suco de uva segue crescendo

Apesar de o volume exportado corresponder a um terço do de vinhos finos, o suco de uva vem despontando nesses nove meses com um aumento de 204%, ou seja, 2,1 milhões de litros contra 696 mil litros no mesmo intervalo do ano passado. Genuinamente brasileiro, o suco de uva, para muitos mercados, acaba sendo o grande diferencial, aliado aos fatores ligados à saúde.

Maicon Rech

Recent Posts

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

11 minutos ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

15 minutos ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

17 minutos ago

Seleção Brasileira pode trocar azul por vermelho na camisa reserva, diz site especializado

CBF deve anunciar novos modelos para a Copa de 2026, mas vazamentos não foram confirmados…

30 minutos ago

Começa fase final da obra aguardada há 40 anos no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul

Trabalhos foram reiniciados por volta das 7h30 desta segunda-feira, com limpeza de meio-fio e preparação…

50 minutos ago

Após 11 dias de fuga, foragido do Presídio de Caxias do Sul é preso

Joelson Barros de Jesus, de 35 anos, estava foragido desde 17 de abril, após fugir…

1 hora ago

This website uses cookies.