Geral

Excesso de cartões amarelos e tempo de acréscimo marcam início do Brasileirão

As três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro 2023 trouxeram mudanças em relação a arbitragem que agradaram uns e desagradaram outros. O alto número de cartões distribuídos e o elevado tempo de acréscimo deram a tônica nos primeiros 30 jogos, e as perspectivas apontam para que esses fatores sigam assim.

Nas primeiras três rodadas, 174 cartões amarelos já foram distribuídos, média de 5,8 por jogo, além de 10 cartões vermelhos, um a cada três jogos, lembrando que estes são apenas para os jogadores, porém as comissões técnicas também vem sendo punida com frequência.

Entre os treinadores, quem mais tem sido punido é o técnico Abel Ferreira, do atual campeão Palmeiras. Na primeira rodada contra o Vasco ele foi expulso ainda no primeiro tempo. Após cumprir suspensão, ele voltou na terceira rodada e já levou mais um cartão amarelo.

O zagueiro Walter Kannemann do Grêmio, conhecido por “cobrar” bastante os árbitros, levou três cartões nas primeiras três rodadas e já está suspenso.

A nova orientação aos árbitros é de diálogos curtos com os atletas e sem tolerância para as reclamações mais efusivas, seja tanto da parte dos jogadores como de integrantes da comissão técnica. O alto tempo de acréscimo visa coibir momentos de “cera”, termo utilizado para caracterizar jogadores que querem ganhar tempo ao longo do jogo.

No Sul, os técnicos da dupla Gre-Nal tem opiniões diferentes sobre as mudanças. O Tricolor Renato Portaluppi aprovou as novidades, inclusive parabenizou à CBF pelas mudanças, já o Colorado Mano Menezes desaprovou as novas medidas, sobretudo os longos acréscimos, onde não raro são vistos nove, 10, 12 minutos a mais. Segundo Mano, isso ao final de um campeonato já extenso, acarreta na “disputa” de oito partidas a mais.

A média neste princípio de campeonato é de 13 minutos e 30 segundos de acréscimo, com os dois tempos somados. Até que os atletas e as comissões se acostumem com as mudanças, ainda veremos muitos cartões amarelos e minutos de acréscimo, que devem ser tendência no Brasileirão 2023.

Eduardo Garcia

Recent Posts

Casos de meningite em Bento Gonçalves geram alerta, mas Secretaria de Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

5 minutos ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

12 minutos ago

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

25 minutos ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

1 hora ago

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

2 horas ago

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

3 horas ago

This website uses cookies.